Salve Odorico Paraguaçu

Do leitor:
Londrina tem 16 cemitérios, sendo treze públicos e três particulares. Cada distrito londrinense tem seu próprio campo santo. Na cidade, há cinco: São Pedro (fundado em 1932); João XXIII (1964); Padre Anchieta (1968); Jardim da Saudade (1984); e São Paulo (1989). Agora, a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) promete, até o final do ano, anunciar a instalação de mais um cemitério na cidade, com área de 5 alqueires, de acordo com a matéria da Folhaweb.
Já em Maringá, apesar de existirem leis autorizando o prefeito a instalar novos cemitérios, percebe-se facilmente que o poder público não trata o assunto com a merecida atenção. O distrito de Iguatemi (7.155 habitantes) nunca teve cemitério. Seus mortos são sepultados em Maringá ou Mandaguaçu. Floriano (1.832 habitantes) conta com um pequeno cemitério onde novos sepultamentos não são permitidos desde 1975. O Cemitério Municipal de Maringá está superlotado. Novas sepulturas estão sendo instaladas nas ruelas ou encostadas dos muros, descaracterizando o projeto urbanístico original do arquiteto José Augusto Bellucci e causando insatisfação das famílias que mantém jazigos naquele local. Daqui a pouco, teremos que enterrar nossos entes queridos em Sucupira.

Angelo Rigon

Jornalista em Maringá. Pioneiro em blog político, foi repórter e apresentador de programas de rádio e televisão, além de ter editado jornais e revistas. É comentarista da Jovem Pan Maringá.

4 pitacos em “Salve Odorico Paraguaçu

  1. O negocio é o seguinte rsrs, vamos cremar os mortos e guardar as cinzas em casa,deixar exposto ao lado dá TV, para quando os amigos chegarem em casa dizermos, ali está fulano, dentro daquela caixinha.
    É uma vergonha isto que está acontecendo em Maringá, mais fazer o que né quem sabe um dia as coisas mudem por aqui.

  2. OLHO DE LINCE diz:

    Maringá. realmente falta CEMITÉRIO, agora Londrina não gosta de gente viva, é um exagero a quantidade de Cemitérios, que servirá só para contaminar o lençol freático, que já é judiado.

  3. Se existisse área destinada a cemitérios, já teria sido expropriada para empreendimentos imobiliários da famiglia protegiada pelo conluio entre poderes.

Deixe seu pitaco