Cebes cobra construção de UBS na Zona 7

O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde está na luta pela construção imediata da Unidade Básica de Saúde (UBS) na Zona 7, construção deliberada na Conferência Municipal de Saúde de Maringá em 2007. O recurso financeiro se encontra-se dispoíveln desde 2010 e espaço físico na Vila Olímpica não falta, mas, passados seis anos, nada. Entidades e instituições situadas, sobretudo, no bairro estão sendo convidadas para discutir a falta de cobertura em atenção básica naquela região. Será amanhã, às 19h30, no Dacese (Bloco 125), na UEM. Um texto a respeito da reivindicação distribuído pelo centro:

“Em consonância com a lógica da municipalização, a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Maringá é de responsabilidade da esfera municipal de governo e tem por objetivo a garantia do acesso ao primeiro nível de assistência à saúde dos sujeitos em seu território.
A população do Bairro Zona Sete, estimada em torno de 30.000 moradores, aguarda pela construção de uma UBS desde o ano 2007 quando a Conferência Municipal de Saúde aprovou sua construção. Cabe salientar que não existe nenhum empecilho para a prefeitura construir esta UBS, haja vista que até o recurso financeiro foi repassado pelos governos federal e estadual desde o ano 2010.
É urgente uma UBS para a população do Bairro Zona Sete, para que seja desenvolvido o trabalho de atenção primária à saúde, indispensável para a saúde da coletividade; é urgente para “desafogar” o fluxo de pessoas atendidas na UBS da Vila Esperança, hoje, considerada referência também pelos moradores da Zona Sete.
Entretanto, não obstante essa urgência, para o Núcleo Regional Maringá do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) que tem por objetivo organizar e fomentar debates, estudos e pesquisas na área da saúde, além de lutar pela melhoria das condições de vida e de saúde do povo brasileiro, a UBS jamais pode ser construída no terreno da Universidade Estadual de Maringá (UEM) pelas seguintes razões:
1) A construção e a administração da UBS, como já foi mencionado anteriormente, é de responsabilidade total da Prefeitura Municipal e não da UEM;
2) É imprescindível que toda UBS esteja localizada no terreno da prefeitura. Sua localização em qualquer “área fechada” cria, de um lado, barreira natural para o acesso da comunidade externa à ela e, do outro, privilégio natural à comunidade interna. Ora, todo privilégio gera discriminação contrariando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) de Universalização e equidade no acesso aos serviços de saúde.
3) A gestão compartilhada entre os gestores municipal e estadual deverá gerar conflitos, em especial na contratação de profissionais e nos processos de trabalho, sinalizando assistência inadequada ou não assistência aos usuários.
O Núcleo do Cebes Regional Maringá indica e defende a construção da UBS do Bairro Zona Sete junto à Vila Olímpica que já concentra áreas estritamente ligadas à saúde, como restaurante popular e esporte, o que é consoante aos propósitos da declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2008 de incentivar a promoção e o cuidado à saúde.
Coordenação do Núcleo – Cebes Regional Maringá
Catarina Teruco Makiyama
Cilena Dias Silveira
Renato Bariani
Rozilda das Neves Alves

Advertisement
Advertisement