Maringaense é reeleito presidente do Conselho Consultivo da Anatel

O presidente da Redetelesul, associação de provedores de internet com sede em Maringá, Marcelo Siena, foi reeleito e se manterá na presidência do Conselho Consultivo da Anatel por mais um ano juntamente com seu vice, Eduardo Levy, presidente Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e do Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil). Marcelo Siena representa os provedores regionais de todo o país e teve seu trabalho reconhecido pelas lideranças empresariais do setor.Está é a primeira vez na história da Anatel que um presidente do Conselho Consultivo é reconduzido ao cargo. Mostrando a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido por Siena, a aprovação do seu nome foi feita por aclamação.

À frente do Conselho da Anatel, Marcelo Siena terá vários desafios, alguns deles já em discussão no órgão e que podem mudar a realidade das telecomunicações no Brasil e outros que podem melhorar a vida dos usuários do sistema em Maringá e região. O presidente cita que, a pedido da Amusep, através do presidente Vanderlei Santini, ele vai lutar para que os usuários de telefonia móvel, durante viagens a regiões sem abrangência da operadora contratada, possam utilizar os serviços de outras redes. “Hoje, se um usuário de determinada operadora viaja para uma região onde esta não tem rede, ele fica fora do ar. Nosso projeto é de permitir que ele consiga utilizar a rede da operadora que atende aquela região como visitante”, explica Siena. Outro projeto que poderá beneficiar a região é a ampliação do fim das ligações interurbanas para outras cidades próximas a Maringá. “No passado, nós apoiamos o Comem, Codem e Amusep para garantir o fim das cobranças de interurbanos entre os municípios da Região Metropolitana. Agora, estamos pleiteando a ampliação da região para cidades como Nova Esperança e Castelo Branco, entre outras”, frisa o presidente.
Ainda sobre a região, Marcelo Siena garante que a Telebrás chegará em Maringá neste segundo semestre para alimentar a rede de atacado de Banda Larga. A Telebrás é uma holding reativada para gerir o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) em 2010. Ela faz a gestão da atividade de venda de contratos para uso da capacidade da rede de fibras óticas. Desta forma, chegando em Maringá, a Telebrás, em parceria com a Redetelesul, poderá vender banda larga no atacado para os provedores locais. “Isso significa mais qualidade aos serviços, já que a Telebrás tem uma atuação horizontal, o que vai melhorar a conectividade, e também propiciará diminuição de custos para os provedores e redução no preço final aos consumidores”, ressalta Siena. Há mais de dez anos não eram concedidas outorgas para novas concessionárias de TVs por assinatura. Nos últimos anos, a Anatel realizou uma força-tarefa e conseguiu aprovar a concessão de novas outorgas. Nos próximos meses, novas empresas entrarão em operação no mercado de TVs por assinatura. Até mesmo na região de Maringá, novas empresas deverão surgir, principalmente através de provedores de internet que estão entrando no segmento. Os provedores já têm estruturas instaladas em todas as cidades, possuem contato com os usuários, o que facilita trabalho.
Este ano a Anatel realizou vários leilões de radiofreqüência. Marcelo Sienda destaca os avanços que o leilão de 450 MHz, para comunicação rural, pode trazer. “Nosso objetivo é ampliar a cobertura no campo para propiciar o acesso à telefonia e internet, levando mais competitividade aos empresários rurais”, enfatiza o presidente. Várias empresas se habilitaram a prestar o serviço e agora discutem a forma como vão fazê-lo. Outra questão muito discutida pela Anatel tem sido a ampliação da abrangência da Banda Larga Popular. Segundo o Ministérios das Comunicações, 1.396 cidades brasileiras contam com o serviço. (Assessoria)

Advertisement
Advertisement