Colonizadores de Cianorte

A professora aposentada de história Helena Cioffi, 70, e a geógrafa Izaura Aparecida Tomaroli Varella, 66, estão entre as autoras de “Cianorte – Sua história contada pelos pioneiros”. O livro, resultado de sete anos de pesquisa, tornou-se raro, do qual restam apenas três exemplares na cidade. Um dos depoimentos que estão nele é de Celso Antonio Broetto, funcionário do primeiro posto de saúde de Cianorte e encarregado de vacinar os sutis.
Ele relata que “a companhia tinha interesse em removê-los de Cianorte porque a presença deles criava obstáculos à colonização”. “Além da comunicação com Apucarana, tinha uma picada que os levava a Campo Mourão, onde iam vender porcos e comprar algumas coisas”, acrescenta.
O pioneiro Pedro Garcia de Abreu confirma, no mesmo livro, que os sutis eram nômades originários de Castro (Sul do Estado), pois sempre buscavam novas terras para produzir alimentos que necessitavam. Outro pioneiro, José Cardoso Pinto Sobrinho, acrescenta que os sutis moravam em ranchos de palmitos cobertos de palha de arroz e fugiam caso alguém se aproximasse.
Helena Cioffi afirma que os sutis foram responsáveis pela colonização de Cianorte. “Eles chegaram ao município depois dos índios e antes dos brancos, formaram comunidades, mas infelizmente, a maioria dos registros da presença deles aqui se perdeu”.

Prof. Helena
Helena Cioffi conta que os sutis foram retirados de Cianorte por caminhões da Companhia

Advertisement
Advertisement