Falta interesse, diz professora

Para a professora Izaura, não fosse o interesse dela e amigas que ajudaram a elaborar o livro “Cianorte – sua história contada pelos pioneiros”, a história dos sutis teria se perdido. Segundo ela, não há intenção do poder público em preservar a memória regional. “O que é uma pena porque a compreensão do nosso passado corre risco de ficar incompleta”, diz. “Muito do material que usamos no livro estava se perdendo em “arquivos” da Prefeitura de Cianorte”.
Helena Cioffi defende mais pesquisas sobre os sutis. Só assim, de acordo com ela, será possível realizar estudos mais apurados da ocupação do Paraná. “Por exemplo, pelo que pesquisei, os sutis foram tirados daqui (de Cianorte) pela companhia colonizadora, de caminhão, mas muitos recusaram o meio de transporte preferindo ir a pé”, revela.
O antropólogo e pesquisador Antonio Renilson Rivato, 69, de Apucarana, acrescenta que a história do Paraná é falha por falta de fontes de pesquisas. “Espero que esta reportagem mostre um pouco da história do povo sutil e possa despertar o interesse da academia”.
Para ele, os sutis estão ligados à história da colonização negra na região. “Infelizmente, tudo foi se perdendo e hoje eles (os sutis) se tornaram desconhecidos da história oficial”, acrescenta.

Prof. Isaura
Izaura diz que material sobre os sutis estava se perdendo na Prefeitura de Cianorte

Advertisement
Advertisement