Hércules critica saúde, Parque do Japão e ditadura nas escolas

Apresentação Hercules Ananias - crédito Walter Fernandes 1
Ontem, o professor Hércules Ananias de Souza (PSDC) foi o quinto candidato a prefeito a apresentar seu plano de governo na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá. Ele destacou sua origem pobre, a profissão e o fato de ser o primeiro candidato negro a disputar o cargo de prefeito na cidade. Na área de saúde pública, ele propôs a descentralização das consultas, “porque não é possível um cidadão esperar mais de um ano por uma consulta”. Na área de educação terá compromisso com a democracia, reinstituindo eleições diretas para a escolha diretor nas escolas. “Chega do tempo de ditadura e do jogo de apadrinhamento, porque hoje o diretor de escola pública é escolhido por três pessoas”, disse, referindo-se à atual administração, que acabou com a escolha democrática. Ele também quer incentivar a escola integral e o maior uso do Teatro Calil Haddad para apresentações culturais. O candidato disse que não pretende criar projetos como o Parque do Japão, por considerar que ele “privilegia apenas uma etnia. Queremos espaços para toda a população, de todas as culturas”. Outro projeto proposto por ele é a criação de uma faculdade pública “exclusiva para pessoas carentes”.

O incentivo a maior prática esportiva, a valorização do esporte amador e a “formação de um time de futebol profissional vitorioso” serão ações na área de esporte. Outros projetos do candidato são a construção de casas populares e a melhoria do salário dos servidores, principalmente de funcionários de creches e de guardas municipais. “A prefeitura não pode com o orçamento de R$ 860 milhões ter funcionários ganhando uma miséria. Valorizar o funcionário público é um compromisso”. Sem detalhar projetos, na área de trânsito ele quer buscar soluções técnicas para o congestionamento, “porque as alterações são feitas sem consulta popular”.

Após a explanação, Hércules Ananias de Souza respondeu questionamentos, incluindo a opinião dele sobre o trabalho do Codem. Disse que conhecendo o trabalho do atual presidente, José Carlos Valêncio, “que é um homem honesto e comprometido” sente mais confiança no trabalho da entidade e que pretende manter o Codem em funcionamento, caso eleito. Ao final da visita ele recebeu um documento com propostas para o desenvolvimento de Maringá nas áreas de ciência e tecnologia; meio ambiente; infraestrutura e transportes; construção civil; educação e qualificação dos trabalhadores; segurança; comércio e serviços; turismo. O documento foi elaborado em conjunto pela ACIM, Conseg Maringá, OAB, entre outras entidades. Na segunda-feira da semana que vem será a vez da candidata Maria Iraclézia apresentar as propostas de governo na Acim.

Advertisement
Advertisement