Curso capacita para apreensão de animais

Neste ano, a Viapar já capturou 116 animais ao longo das estradas que administra nas regiões norte, noroeste e oeste do estado. São bovinos e equinos que, geralmente ficam perambulando às margens dos trechos, e colocam em risco a vida dos motoristas e passageiros. Com o objetivo de capacitar os colaboradores que realizam as apreensões, hoje e amanhã, a empresa vai realizar cursos em Ubiratã e Nova Esperança.

Em Ubiratã, ele vai acontecer na Sociedade Rural do município. Já em Nova Esperança, no Rancho Trajano – será das 8 às 18 horas em ambos os locais. “Pelo sexto ano consecutivo realizamos este treinamento. Nesta edição, aproximadamente 80 colaboradores devem participar nas duas cidades. É uma forma de treiná-los para que, numa situação real, possam realizar o trabalho sem oferecer risco pra quem está utilizando as rodovias”, destacou o coordenador de tráfego da Viapar e organizador do treinamento, Leandro Barreto.
Todos os animais apreendidos pela concessionária são encaminhados a Sociedade Protetora dos Animais (Spap) de Paranavaí. Para reavê-los os proprietários tem que se comprometer a não deixá-los soltos, além de pagar taxa de estadia. Existe multa individual, além da cobrança pela captura. Caso os débitos não sejam quitados os animais são leiloados e a renda revertida para a entidade. Desde 2006, quando iniciou a captura a concessionária já retirou dos trechos que administra, exatos, 810 animais, sendo 597 equinos e 213 bovinos.

Advertisement
Advertisement