Exposição inédita de gatos em Maringá

Norvegien
Cerca de oitenta felinos com pedigree e de diferentes raças ficarão em exposição nos próximos sábado e domingo, no Shopping Catuaí, em Maringá, no Gato Show. A mostra, inédita no Paraná, também servirá para exposição e venda de filhotes e doação de gatos por parte de várias ONGs. Oito veterinários prestarão orientações sobre saúde felina e apresentarão as novidades do mercado nesta área. Haverá, ainda, concurso e sorteio de brindes. No sábado, a mostra funcionará das 10 às 22 horas. E no domingo, das 14 às 22 horas. Os gatos das raças Persa, Mainecoon, Himalaia, Exótico e British, todas da alta linhagem, são de criadores de Maringá, Cascavel, Londrina e Foz do Iguaçu. A entrada é gratuita.

Segundo o médico-veterinário Hugo Kimura, um dos coordenadores do Gato Show em Maringá, os felinos conquistam cada vez mais a preferência das pessoas como animal de estimação na concorrência com os cães. Na Europa, por exemplo, o número de gatos de estimação é praticamente o mesmo em relação ao número de cães. “Faz parte do passado a visão do gato como animal estigmatizado e cuja função, na residência, era apenas a de exterminar os roedores”, comenta Kimura.
Os felinos, na prática, exigem menos de seu criador doméstico enquanto animal de estimação. Ao contrário dos cães, são independentes, mais higiênicos e se alimentam de ração seca. Do ponto de vista afetivo, desenvolvem em seus donos o mesmo afeto na comparação com os cães.
O veterinário argumenta que os gatos não podem ser responsabilizados exclusivamente pela transmissão de doenças, tal como toxoplasmose. O parasita, afinal, pode ser encontrado na carne de boi mal passada ou nas verduras contaminadas por águas poluídas.
O felino vacinado, desverminado e alimentado de forma adequada exerce o mesmo fascínio e conquista, cada vez mais, a preferência dos lares. Principalmente, numa época em que todos na casa saem para trabalhar e optam por um animal de estimação que não “reclama” por ficar sozinho por ser independente por sua própria natureza. Os donos agradecem pela tranquilidade proporcionada. (Luiz Carlos Rizzo)

Advertisement
Advertisement