PT se consolida como uma das maiores forças políticas do Paraná

De Enio Verri:
Pela primeira vez na história o Partido dos Trabalhadores foi o partido mais votado no Paraná. O voto no 13 foi confirmado 777.492 vezes no primeiro turno das eleições de outubro, o que representa 11,71% do eleitorado. Esta conquista enche de orgulho nossos militantes, simpatizantes e dirigentes. A votação recorde refletiu na ampliação do número de prefeituras administradas pelo PT. A partir do próximo ano, vamos governar 41 municípios, um aumento de 9 prefeituras em comparação com as eleições de quatro anos atrás.
O PT manteve a força nas pequenas cidades e cresceu nos municípios médios, com população superior a 100 mil habitantes, como Apucarana, Campo Largo e Pinhais, e mais de 30 mil habitantes, como Guaíra, Irati, Jaguariaíva, Lapa, Mandaguari, Medianeira, Paiçandu, São Mateus do Sul e União da Vitória. No total, governaremos uma população formada por quase 1 milhão de pessoas.
O mesmo ocorre com o número de vereadores. Em 2012, elegemos 350 vereadores em 220 municípios, número superior a 2008, quando foram eleitos 296 representantes para as Câmaras Legislativas de 192 cidades.
Também participamos de alianças vitoriosas em 140 cidades, como Curitiba, onde elegemos a vice-prefeita Mirian Gonçalves – além dela, o PT terá outros 49 vice-prefeitos em todo o Paraná. Na capital, a mobilização da militância e a articulação dos dirigentes foram fundamentais para a eleição de Gustavo Fruet.
O PT ainda cresceu nas grandes cidades do interior, onde disputamos o segundo turno com votações expressivas em Cascavel, Maringá e Ponta Grossa. Apesar dos ataques rasteiros a que nossos candidatos foram submetidos no período eleitoral, o resultado das urnas estabeleceu uma clara tendência de aceitação do nossos candidatos e projetos.
Enquanto nas últimas eleições municipais nenhum candidato PT chegou ao segundo turno nas quatro maiores cidades do Paraná, em 2012 conquistamos 44% dos votos em Cascavel, 47% em Maringá e 49% em Ponta Grossa.
O veredito eleitoral não deixa dúvidas. Estamos no caminho certo para alcançar grandes vitórias nas próximas eleições municipais.
Atribuímos este cenário positivo a uma maturidade política jamais alcançada pelo PT no Estado. Somos um partido que possui organização política e eleitoral em todos os municípios do Paraná.
A mensagem transmitida nas urnas representa da maneira mais cristalina os anseios da população. No voto, os paranaenses afirmaram que acreditam na viabilidade e eficiência do projeto político de desenvolvimento representado pelo PT para os municípios.
Este viés de crescimento legitima o posicionamento crítico e propositivo do PT em relação às políticas do Governo Estadual e nos credencia a constituir e liderar um leque de forças políticas progressistas e populares que esteja comprometido com a inclusão social, distribuição de renda e o desenvolvimento sustentável.
O PT assume com responsabilidade a confiança recorde de eleitores e a condição de protagonista político do Paraná.
_____________________
(*) Enio Verri é deputado estadual e presidente do PT do Paraná

Advertisement
Advertisement