Governo volta atrás e pode enfrentar greve

Ontem, às vésperas da assembleia estadual da categoria, o governo do Estado, em reunião com a direção da APP,
apresentou sua proposta para a implementação da hora-atividade a partir de 2013 e encaminhamentos sobre vários itens da pauta de reivindicação da categoria. No tema da hora-atividade, o governo voltou atrás no acordo feito com a categoria de implementar os 33,3% no início de 2013, posição que os dirigentes da APP questionaram veementemente na reunião. A proposta prevê aplicação de 25% de hora-atividade em 2013 e aumento progressivo, em razão do tempo de serviço, a partir de 2014.
Outro ponto de recuo do governo foi a retirada, no projeto de alteração do plano de carreira, do reconhecimento da graduação para os agentes educacionais I e da pós-graduação para os agentes II, o que já estava negociado com o sindicato. Segundo o governo, o projeto será encaminhado para a Assembleia Legislativa na próxima semana. Foi confirmado na reunião o pagamento do 13º salário nesta sexta-feira para os educadores efetivos e também para os PSS. A folha de dezembro deve ser paga aos servidores no dia 28. Nela estará incluído o pagamento das progressões em atraso, incluindo os meses de outubro, novembro, dezembro e a diferença do 13º. Contudo os avanços dos professores da turma PDE 2010 não estarão na folha. A previsão é que estes valores estejam incluídos na folha de janeiro. Ficou confirmado também o pagamento do 1/3 de férias em janeiro de 2013.
Professores e funcionários da rede pública estadual de ensino estão desde a última assembleia, realizada dia 18 de setembro, em estado de greve. Eles cobram a efetivação de acordos firmados com a categoria como a implantação dos 33% de hora atividade como prevê a lei federal 11.738/08 e a alteração do plano de carreira dos funcionários das escolas – mecanismo que incentiva a qualificação destes trabalhadores através de promoção por nível de escolaridade.
Os acordos firmados não foram cumpridos e neste sábado, em Curitiba, a categoria se reúne numa assembleia para definir os próximos passos da mobilização. Há indicativo de que o ano letivo de 2013 não se inicie conforme previsto no calendário escolar até que os compromissos sejam cumpridos. (Assessoria-APP)

Advertisement
Advertisement