UEM e Viapar firmam convênio

Convênio firmado entre a Universidade Estadual de Maringá e a concessionária de rodovias Viapar vai possibilitar que estudantes de engenharia civil da instituição possam conhecer na prática a realização e execução dos projetos desenvolvidos pela empresa. A parceria foi firmada no início deste mês e já começa a valer. Inicialmente, entre 6 e 10 estudantes vão ser beneficiados. V“Para a UEM o convênio é uma forma de interação com a iniciativa privada, com interesse de viabilizar estudos e pesquisas em que o resultado seja revertido para a comunidade acadêmica e para sociedade em geral. Para a Viapar como entidade privada muito contribuirá no desenvolvimento de projetos ao dispor de dados de rodovias novas e das reabilitadas ou estruturalmente reforçadas”, destacou professor do curso, José Yshiba.

A concessionária vai disponibilizar dados de projetos, execução e monitoramento sistemático de trechos visando o desenvolvimento de um banco de dados de materiais e de desempenho de pavimentos. Isso ajudará a validar o desenvolvimento de um método brasileiro de dimensionamento mecanístico de pavimentos asfálticos e de reforço previsto no projeto integrado da rede temática de tecnologia em asfalto da Petrobras/ANP, qual a UEM é integrante.
E este não é primeiro convênio realizado pela empresa com a UEM. Além disso, a concessionária tem a política de receber visitas técnicas de estudantes e colaboradores de outras empresas. Mensalmente grupos com até 20 pessoas, se deslocam até as dependências da concessionária em Maringá. “É uma maneira de aproximar a Viapar das pessoas e também mostrar o trabalho realizado pela corporação”, finalizou o assessor de comunicação, Marcelo Bulgarelli.

Advertisement
Advertisement