É preciso mudar, ousar

Li no blog do competente Luiz Fernando Cardoso e reproduzo: “A proposta do presidente da Câmara de Maringá, Ulisses Maia (PP), que quer mudar as sessões ordinárias para as 19h30, pode estar amparada nas melhores intenções, mas não vai (se aprovada) funcionar. O povo que hoje, às 16 horas, não vai às sessões por ser horário comercial, também não lotará o plenário no horário da novela. Este Café tem alertado que as sessões noturnas, além de não garantirem um ganho real (mais pessoas acompanhando os trabalhos, presencialmente), causarão uma redução da cobertura dos atos do Legislativo pela imprensa local. Menos por falta de vontade dos jornalistas, mais pela indisposição dos empresários do setor em aumentar os gastos com horas extras. Com as sessões noturnas, o eleitor que nunca vai à Camara, mas que acompanha os vereadores por meio da imprensa, seria prejudicado. Os próprios movimentos sociais, como o dos supersalários e das casas geminadas, que volta e meia marcam presença no plenário, teriam a perder com a repercussão menor na imprensa.
Na reunião de Ulisses com os jornalistas, o “barista” deste Café foi informado de que a proposta de alterar o horário para as 14 horas foi apresentada ao presidente da Casa. Para os radialistas, esse horário facilitaria muito os trabalhos. “Todos foram unânimes que às 19h30 não tem condição. É inviável para a imprensa e a população não virá”, comentou um dos presentes à reunião.
Meu comentário (Akino) – Concordo que é preciso mudar o horário das sessões, mas para as 14 horas, sugestão já feita em postagem anterior, por este modesto colaborador, que tem outras, como a de ampliar para 4 horas o tempo de duração das sessões, abrindo um espaço para manifestação do público, na tribuna. Debates maiores de assuntos de interesse geral, especialmente na fiscalização, como análise, pública das maiores licitações do Executivo. Leitura de todas as respostas de requerimentos que são feitos para fins de esclarecimento público e
que, respondidos, quase nunca são levados a conhecimento do público. Sem querer ser o dono da verdade, entendo que das 14 às 18 horas é o horário ideal para as sessões da CMM.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement