Adeus, até breve

Li no final de janeiro, e reproduzo, em resumo, a última coluna de Milton Ravagnani, em O Diário: “Depois de sete anos neste espaço, a coluna dá um tempo. As novas obrigações do titular estrangulam as condições de produzir uma coluna diária. Tanto que esta semana o paciente leitor que nos acompanha viu faltar o texto da quarta-feira. Uma pena. Este espaço foi, ao longo do tempo, um local de reflexões sobre a nossa cidade, com apresentação de informações e pontos de vista que, às vezes, nem sempre são percebidos pelo coletivo. No período em que a coluna foi publicada, vários problemas que nos afetam como sociedade foram discutidos. Argumentos  foram elencados e, ao que parece, alguma influência refletiu nos destinos de nossa cidade. Pelo menos quem nos acompanhou teve a oportunidade de confrontar opiniões e ponderar fatos e, a partir daí, aprimorar o juízo de valor. A coluna espera ter colaborado no debate, estimulado e chamado a sociedade a discutir sobre os problemas que nos afetam. Se não foi tudo aquilo que o leitor desejava, foi o possível. À direção do jornal que, estoicamente, manteve este espaço, mesmo, em determinados momentos, desagradando ou contrariando interesses, o agradecimento do titular. Ao leitor, razão da existência do espaço, a gratidão pela compreensão e fidelidade e o desejo de nos reencontrarmos no futuro.Escrever é uma graça. Mas não é de graça. Muitos me perguntam como produzir um texto que seja inteligível e inteligente. A dificuldade em expressar as coisas que passam pela cabeça parece não ser privilégio de poucos.
Não é um adeus. É um até breve. A brevidade, todavia, depende mais de Deus, com Seus designos, do que deste profissional das letras. E, sobre essa imponderabilidade, não nos cabe ajustar datas. Se não neste espaço, mas em outros caminhos, a gente se vê.
Meu comentário: Sinto que o ‘até breve do Milton’, talvez seja mais breve do que ele pensava.Sua coluna deve voltar logo. Ao longo do tempo fui um leitor assíduo e sinto falta.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement