Texto capcioso

Analisemos este texto postado no blog do Secretário de Comunicação de Ricardo/Pupin, jornalista e advogado, Milton Ravagnani: “O pessoal anda açodado antecipando a pauta do TSE – que até o momento não foi disponibilizada – apostando que o agravo regimental do PT contra o registro de candidatura de Pupin vai a julgamento na quinta-feira. Sei não. A sessão de ontem julgou apenas a metade da pauta prévia. E, com certeza, já há processos esperando a pauta de quinta. Mais provável que a decisão no TSE saia apenas na terça. Se bem que, pelo andar da carruagem, a decisão final sobre o assunto só deve ficar, mesmo, para o STF.”
Meu comentário (Akino): Não entendo o que pretende o secretário, que ao meu ver, por questão ética, não deveria se manifestar sobre este assunto, já que é parte interessada. Capciosamente tenta passar a impressão que o processo não vai entrar na pauta nesta quinta, e ao mesmo tempo que não será julgado. Arrisca que a decisão no TSE sai na terça, mas procura passar a impressão que Pupin continuaria no cargo até o julgamento no STF. Enfim, sua conduta tem gerado crítica até entre colegas do jornal, algumas veladas, outras nem tanto. Há quem não entenda, também, porque ele se comporta mais como torcedor do que como esclarecedor. Tenho um amigo que acredita que sejam os dez mil e seiscentos motivos que perderá, caso o desfecho do caso seja a perda do mandato de Pupin.
PS: Como entendo razoavelmente de direito eleitoral, diria que Pupin perderá por 5 a 2, e se a ministra Nancy Andrighi não participar do julgamento poderá ser 4 a 3, e terá que desocupar a cadeira, enquanto aguarda eventual recurso ao STF. Lembram do caso do Ary Stroher em Mandaguari?
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement