Índice de confiança cai 7,4% em março

Os consumidores maringaenses esperam gastar menos nos próximos três meses. Levantamento realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá mostra que o Índice de Confiança do Consumidor Maringaense caiu 7,4%, em março, em relação ao mês de fevereiro, atingindo 131,3 pontos. “O índice ainda é considerado muito bom, mas os números indicam uma expectativa de queda na atividade econômica”, fala o economista responsável pela pesquisa, Joilson Dias. O ICCM é formado por cinco índices: expectativa de consumo, renda, emprego, satisfação financeira e avaliação da economia nacional. A queda mais forte ocorreu no Índice de Satisfação Financeira, que sinaliza que os ganhos na atividade econômica estão decrescendo (especialmente no comércio e prestação de serviços). O número, no entanto, fechou em um patamar confortável, com 156 pontos, considerado muito bom.

O Índice de Expectativa de Consumo, que caiu 10,3%, ficando com 150,9 pontos, também ajudou a derrubar o ICCM. Ele considera a expectativa de aumento nas compras. “O número ainda é alto, mas a percentagem de pessoas nesta condição está em redução”, explica Dias. Outro indicador que demonstrou queda foram as avaliações quanto à economia nacional. O Índice de Expectativa Nacional teve uma queda de 12,3%, mas também se matem no patamar positivo, com 151,5 pontos. O Índice de Expectativa de Renda permaneceu estável, enquanto o Índice de Expectativa de Emprego teve queda pequena, de menos de 1,2%, atingindo 125,7 pontos. “As pessoas avaliam que o emprego vai crescer de forma bastante moderada”, avalia Dias.
A pesquisa foi realizada em março último, ouvindo 539 consumidores maringaenses. Deste total, 90,3% não tinham contas atrasadas. Apesar de positivo, os endividados cresceram 1,5% em relação a fevereiro. Se considerarmos o mesmo período de 2012, o aumento foi de 1,9%. Entre os entrevistados, 3,7% estão com contas atrasadas há mais de três meses. O número é 0,7% maior que em fevereiro de 2013. Em relação ao mesmo período do ano passado, o aumento foi de 1,7%.
Na avaliação das pessoas ligada ao setor industrial, a confiança na economia está em crescimento, portanto houve uma melhora de 2,2% em relação ao mês anterior, ficando com 142,2 pontos. “Este setor avalia que a economia nacional está tendo um bom reflexo em Maringá”, ressalta o economista.
ICCM – Comércio – Houve uma queda de 1,7% em relação ao mês anterior, puxado pela forte queda de 18,3% na expectativa de consumo e da avaliação da economia nacional, fechando com 144 pontos.
ICCM – Serviço – Os consumidores deste setor têm uma avaliação negativa da economia em geral. Com isso, o setor de serviço reduziu as expectativas em 11,5% em relação ao mês anterior, ficando com 138,7 pontos. “É onde encontramos o pior desempenho da economia Maringaense neste momento”, frisa o economista.
Entenda o ICCM: Valor = 100 pontos, confiança na economia neutra; Entre 100 e 125, confiança positiva moderada-boa; Entre 125 e 150, confiança positiva muito boa; Entre 150 e 200, confiança positiva excelente; Entre 75 e 100, desconfiança, prenúncio de desaceleração; Entre 50 e 75, desconfiança total, recessã

Advertisement
Advertisement