Bailarina mourãoense conquista bolsas no exterior

Não uma, mas bolsa de estudo em quatro companhias internacionais de balé foi o que conquistou a bailarina clássica de Campo Mourão, Ana Lúcia Molina Barufi. Ela agora tem pela frente a difícil tarefa de optar entre o Adirondack Ballet Theater, o American Ballet (ambos de Nova Iorque), o Balletto di Toscana (da Itália) e a Ópera de Lyon (da França). Como se não bastasse, foi ainda convidada para um festival de inverno em Nova Iorque, marcado para janeiro de 2014.
A conquista é resultado de uma vida praticamente toda dedicada ao balé. Ana Lúcia começou aos 6 anos por influência da mãe e é bailarina há cerca de 20 anos. Estudou com muitos professores em busca de aperfeiçoamento profissional e experiência é que não falta a ela, inclusive internacional. Ela ficou 3 meses no Balé Nacional de Roma e no ano passado foi escolhida como a melhor bailarina do Mercosul.
As audiências para as bolsas de estudos nos Estados Unidos, na França e na Itália aconteceram em março passado, em São Paulo. Além de fazer uma aula de balé, os concorrentes tinham que dançar um solo de repertório. A aprovação de bolsas para as quatro companhias foi comunicada recentemente a mourãoense, que não esconde o seu desejo de ser selecionada para permanecer por mais tempo na companhia que escolher, na condição de estagiária.
Ana Lúcia Molina revela que uma bolsa de estudo nas companhias em que foi selecionada custa de 3 a 4 mil dólares. O período de estudo e aperfeiçoamento no exterior vai se estender do final de junho ao final do mês de julho próximo. A dançarina clássica continua em busca de patrocínios. O currículo de Ana Lúcia inclui passagem pela escola de balé Guaira (de Curitiba) e prêmios em vários festivais. Também aponta sua atuação em um projeto de dança desenvolvido pela Fundação Educere. Atualmente ela ministra aulas no projeto Mais Educação, desenvolvido na rede pública de ensino. “O balé é minha vida, minha paixão”, confessa a bailarina de Campo Mourão.

Advertisement
Advertisement