Deputado quer convênio com UEM para agilizar reforma de escolas

evandroO vice-governador Flávio Arns (PSDB), secretário de Educação, e o deputado estadual Evandro Junior(PSDB) se reúnem amanhã com o reitor da UEM, Júlio Santiago Prates. Na pauta, escolas estaduais. O parlamentar quer apoio da instituição para agilizar projetos de reforma dos estabelecimentos de ensino. Evandro Junior defende convênio para que a UEM disponibilize engenheiros para executar e acompanhar as obras de reforma e ampliação de escolas. Hoje, o corpo de engenheiros que serve ao Núcleo Regional de Educação é insuficiente para dar conta da demanda, prejudicando o andamento das obras. “Há um evidente descompasso entre a necessidade de agilizar a intervenção na infraestrutura das escolas e o número de profissionais disponíveis para executar projetos e dar a necessária assistência à execução das obras nos estabelecimento de ensino de Maringá e região”, afirma o deputado.
A assessoria do parlamentar fez um amplo levantamento das necessidades de cada estabelecimento de ensino, a partir de conversas com diretores e professores, e encaminhou o documento ao secretário de Educação Flavio Arns. Obras de reforma e ampliação já se iniciaram em vários colégios de Maringá. “Precisamos pensar o ensino como um todo, investindo na infraestrutura física, em melhores salários, em transporte para os estudantes, em segurança para que eles possam fazer esse deslocamento com tranqüilidade”, afirma Evandro Junior, que também defende a construção de mais dois colégios em Maringá.
O convênio proposto pelo parlamentar pretende alcançar não apenas profissionais formados, mas também estudantes do 4º e 5º ano dos cursos de engenharia e arquitetura que, supervisionados e orientados, poderiam assessorar a execução das obras nas escolas. “Temos em perspectiva um modelo de convênio e vamos discuti-lo com a universidade, de forma a aperfeiçoar a idéia e, assim, encontrar uma forma pactuada que contribua para agilizar a intervenção nas escolas”, afirma o deputado, que acredita ser possível estender a interatividade com a UEM para outras áreas. Evandro Junior acredita que a UEM disponha de um diversificado banco de serviços e tecnologia que podem ser úteis a diversos outros segmentos, além da educação. “O expertise da instituição como centro gerador e multiplicador de conhecimentos pode e deve ser melhor aproveitado pelo estado”, defende o parlamentar.

Advertisement
Advertisement