Os problemas da avenida Morangueira

De Neil Chagas, sobre a reportagem exibida ontem pela RPC TV sobre a faixa exclusiva para ônibus na avenida Morangueira, em Maringá:
– A via está há muito tempo abandonada pela administração municipal, além de estar cheia de buracos, precisando há muito tempo de uma recapagem geral. Como podemos ver, na própria reportagem, não existe a sinalização horizontal (faixas) de demarcação das vias e em muitos lugares não existe mais a linha amarela de demarcação do corredor de ônibus e muito menos as faixas de pedestres.
– As placas dizem: “Proibido estacionar na linha amarela”, portanto essa linha é o objeto principal da sinalização, mas está apagada e invisível em vários lugares, portanto a Setran bem sabe que não pode autuar os veículos estacionados, pois o Art. 90 do CTB diz: “Não serão aplicadas as sansões previstas neste código, por inobservância da sinalização, quando esta for insuficiente ou incorreta”, portanto, de acordo com o CTB, os motoristas podem estacionar livremente seus veículos pela via, sem serem incomodados pelos agentes.
– Podemos observar vários carros e motos estacionados sobre a calçada, pois para liberar o corredor os agentes ignoram o CTB e “orientam” a isso, induzindo e permitindo o motorista a cometer uma infração grave, conforme o Art. 181 do CTB e prejudicando os pedestres.
– Podemos observar também que os corredores viraram um local utilizado por “apressadinhos” que para cortar a fila, fazem ultrapassagens pela direita, infringindo também o Art. 199 do CTB, provocando acidente e nada disso é fiscalizado pela Setran.
Portanto, como usuário da via, pedestre e motorista, sugiro que a administração tome as providências necessárias para resolver os problemas citados acima, como as faixas e a fiscalização eficiente, ou desative

Advertisement
Advertisement