Conceito de ‘centro’ se redefine

A propósito da postagem sobre espaços comerciais vagos na avenida Brasil (à venda ou locação), também fiz levantamento há pouco tempo, concentrando-me num trecho menor da via e cheguei a conclusões semelhantes. Ainda que os números sugiram crise econômica, é importante ponderar sobre as razões dos vazios. Em minha observações, constatei um fato curioso: dos 12 espaços para locação no trecho, em sete deles as empresas tinham trocado a avenida pela periferia da cidade. O fenômeno merece reflexão, pois sugere que o centro já não é tão atrativo assim para alguns segmentos em função de obstáculos como falta de estacionamento e altos aluguéis. Mas é preciso acrescentar outro elemento a esse debate: o conceito de ‘centro’ se redefine nas metrópoles e se desloca, criando oportunidades na periferia. Não por acaso alguns bairros da cidade exibem um comércio forte e diversificado. A professora Ana Lúcia pode acrescentar reflexões importantes sobre o tema.
Edivaldo Magro

Advertisement
Advertisement