Começa entrega de mudas repelentes ao mosquito da dengue

muda
A ação comunitária, fruto de lei municipal idealizada pelo vereador Tenente Edson Luiz (PMN), foi promovida na manhã de hoje no Centro Comunitário do Jardim Alvorada, com a entrega de 2 mil exemplares de crotalária e citronela a moradores de oito bairros. Morador no Jardim Alvorada, em Maringá, o aposentado Antonio Pignata conta que nunca adoeceu com dengue. Mas conhece pessoas que já sofreram com a enfermidade. “A gente só valoriza a saúde quando fica numa cama de hospital”, disse. Por isso, na manhã de sábado (14/12), ao ficar sabendo que haveria na Associação Comunitária do bairro uma solenidade de lançamento de uma ação comunitária instituída por lei municipal, com a distribuição de 2 mil mudas de plantas das espécies crotalária e citronela, que são repelentes do mosquito transmissor, Pignata foi conferir.
A iniciativa do vereador Tenente Edson Luiz, autor da Lei 9.467/2013, torna obrigatória a distribuição de mudas em campanhas periódicas a residências, visando a reduzir os índices de ocorrência de dengue no município. Segundo ele, foram adquiridas 2 mil mudas com apoio da Unimed Regional Maringá. “É o início de um trabalho que já deu certo em outras cidades e tem tudo para ser sucesso aqui”, afirmou o vereador. A lei criou um programa que incentiva o cultivo daquelas plantas e, de acordo com seu autor, há empresas interessadas em estruturar viveiros para a produção das mesmas.
A parceria com a Unimed, que estava representada na solenidade pelo seu presidente Daoud Nasser, “foi o início de um trabalho que certamente dará muitos frutos”, conforme comentou o Tenente Edson Luiz. A ação de sábado contou com a participação de dezenas de alunos policiais da 2ª Escola de Formação, Especialização e Aperfeiçoamento de Praças (Esfaep) de Maringá e voluntários que, após o evento, saíram em direção a residências do Jardim Alvorada e de outros sete bairros, para a entrega de mudas aos moradores.
muda1
O lançamento foi prestigiado por diversas autoridades, entre elas o prefeito Carlos Roberto Pupin (PP), o secretário de Saúde Antonio Carlos Nardi e o deputado estadual Dr. Batista (PMN). Ao pronunciar-se, o secretário destacou o esforço que vem sendo feito para o combate à dengue, enfatizando ser esta uma prioridade do município, enquanto o prefeito lembrou a necessidade de os moradores não deixarem de fazer a sua parte e eliminar possíveis focos de infestação em suas propriedades. “Uma simples tampinha de garrafa esquecida ao tempo pode originar um foco e produzir graves consequências”, ressaltou Pupin.
Convidado a falar, o médico Daoud Nasser, presidente da Unimed, disse que a cooperativa “tem sido uma parceira do município e da comunidade, principalmente em ações voltadas à prevenção da saúde”. Ele prometeu continuar apoiando iniciativas que tenham esse objetivo e fez elogios ao projeto do Tenente Edson Luiz.
muda2
A crotalária é uma espécie de leguminosa que tem despertado o interesse das autoridades do País como uma saída ecológica para o combate à dengue, considerado um dos flagelos da saúde pública. A planta serve de alimento para a libélula, inseto que se alimenta do mosquito transmissor da doença. Segundo um especialista, com o plantio da crotalária em terrenos baldios, quintais, jardins e vasos, a planta atrai a libélula que põe seus ovos em água parada e limpa, igual ao Aedes aegypti. Os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito. Além de tudo isso, a libélula adulta é predadora de pequenos insetos e o Aedes faz parte do seu cardápio. Já a citronela, um capim parecido com a erva-cidreira, afugenta mosquitos e outros insetos dos ambientes. Ambas são de fácil multiplicação e não requerem grandes cuidados. (Flamma)

Advertisement
Advertisement