Até quando vai fazer calor? Quando vai ter chuva novamente?

Do meteorologista Lizandro Oliveira Jacóbsen, do Simepar:
lizandoSe fizéssemos um ‘ranking’ de perguntas, certamente essas duas estariam brigando pelo posto número 1 atualmente. O calor e o tempo seco já prejudica bastante vários setores econômicos e gera muita preocupação em relação ao abastecimento de água e energia elétrica. Por outro lado, tem gente faturando mais com esta situação meteorológica.
Bom, pelo menos, em algumas cidades a chuva já voltou a ocorrer durante as tardes. Mas as chuvas têm sido muito irregulares e atingem pequenas áreas de uma região ou até mesmo poucos bairros de uma cidade.
Essa condição é favorecida porque há um gradativo aumento da umidade na atmosfera em algumas áreas dos estados do Sul. Porém, como o calor não dá trégua e as temperaturas estão muito elevadas, o risco da chuva chegar como temporal é altíssimo. E é o que vem ocorrendo nesses últimos dias. Muitos estragos em função dos ventos fortes que acompanham as chuvas.
Entretanto, os prognósticos da maioria dos modelos numéricos (simuladores) de previsão do tempo não estão mostrando mudanças significativas até a próxima semana. Ou seja, seguiremos com dias muito quentes e de altas temperaturas na maioria das cidades paranaenses, catarinenses e gaúchas. Um calor muito acima da média climatológica dos meses de verão, um calor que só é aliviado momentaneamente por chuvas rápidas (ou temporais).
Pouca chuva e muito calor, é o que mostram e indicam os prognósticos nessa primeira quinzena de fevereiro. Portanto, as perguntas só podem mesmo ser respondidas parcialmente. Enquanto essa configuração de “bloqueio atmosférico” não for rompida, seguiremos convivendo com esta situação meteorológica considerada desconfortável à grande parte da população. Enfim, pra quem tem lucros com o calor, boas notícias e ótimas perspectivas; pra quem está no prejuízo com os dias ‘escaldantes’, notícias ruins e nada animadoras.
Não muda nada até a próxima semana!

Advertisement
Advertisement