Cocamar tenta conseguir informações de 12 de seus fundadores

Para conseguir informações mais completas sobre os 46 cafeicultores que em 1963 fundaram a Cocamar Cooperativa Agroindustrial, em Maringá, há vários anos uma equipe da cooperativa vem trabalhando em pesquisas por toda a região. Daquele grupo, no entanto, nada se sabe sobre 12 deles. Acredita-se que a maioria tenha falecido e seus familiares se mudado para outras regiões do país. O responsável pelo acervo histórico da cooperativa, Reynaldo Costa, explica que a busca “está sendo feita por uma consideração a esses fundadores e para que possamos preservar a memória da empresa”. Segundo Costa, os nomes constam na ata de fundação e nos documentos iniciais. “Gostaríamos de localizar uma pessoa da família e, por meio dela, obter, se possível, uma fotografia e alguns dados pessoais”, acrescenta.
Os pioneiros da cooperativa dos quais não se tem notícias, são: José Geraldo da Costa Moreira, Guerino Venturoso Fiorio, Augusto Pinto Pereira, Juan Saldaña Garcia, Elias Izar, Nercy Salermo Radominsku, Joaquim de Araújo, Diogo Martins Esteves, Ricarte Oliveiro de Freitas, Ruy Itiberê da Cunha, Afonso Lopes Alves e Ângelo Dianese. Desses, sabe-se apenas que alguns exerceram, também, outras atividades. É o caso de José Geraldo da Costa Moreira, que foi dono de imobiliária, Augusto Pinto Pereira, que atuou como médico, e Ricarte Oliveiro de Freitas, que trabalhou no antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC).
Quem puder colaborar, pode entrar em contato diretamente com Reynaldo Costa, pelo telefone (44) 3221-3325. A Cocamar tem investido, há mais de 20 anos, na estruturação de um acervo sobre a história da cooperativa e da própria agricultura regional. Recentemente, inclusive, lançou um livro de 504 páginas sobre seus 50 anos, que está sendo distribuído para pioneiros, autoridades e bibliotecas públicas de Maringá e municípios de toda a região.

Advertisement
Advertisement