Existência da Serei é um ato continuado de improbidade

Analisemos as supostas 11 atribuições e competência da Secretaria Municipal de Relações Interinstitucionais, segundo a lei que a criou: 1-· promover a integração e a participação das entidades públicas, privadas e a sociedade civil organizada, nas relações com o poder público. Análise (Akino): Que tipo de integração? Como isto é feito? Relações com o poder público? Que poder público? Definitivamente esta primeira atribuições é um enchimento de linguiça que não diz nada.
·2- a execução da política organizacional de relações com órgãos locais dos governos estadual e federal, visando a implementação de projetos para obtenção de recursos. Análise (Akino): Explique-nos Pignata o que quer dizer isso? Relações com órgãos locais dos governos estadual e federal? O que os órgãos locais decidem sobre obtenção de recursos? Mais uma atribuição sem qualquer sentido.
·3- a montagem dos processos necessários ao encaminhamento dos projetos elaborados pelos diversos órgãos do município junto aos órgãos locais dos Governos Estadual e Federal.Análise (Akino): Montagem de projeto? Com que equipe? Se só tem comissionados? Quer dizer que outros orgãos elaboram projetos e a Serei monta? Absurdo , sem sentido. Não quer dizer nada.
4· a promoção de todos os trâmites dos processos para a obtenção dos respectivos convênios e/ou contratos. Análise (Akino): Isto é feito por cada secretaria, pelos lobistas, pelos deputados. O que cinco ou seis comissionados fariam? Nada, nada.
5· o acompanhamento da execução dos projetos que forem firmados. Análise (Akino): Ridículo, isto deve ser feito por cada secretaria, pelo Controle Interno, pela Câmara.
6· o assessoramento da elaboração da prestação de contas relativas aos convênios sob sua supervisão. Análise (Akino): Que tipo de assessoramento, comissionados nomeados sem preparo específico, podem fazer? Isto é coisa para técnicos de carreira.
7. a manutenção do cadastro atualizado de todos os projetos de interesse do município protocolados em órgãos públicos. Análise (Akino): Isto é simples, coisa para cada secretaria, ou pela Chefia de Gabinete. Com a informatização, não tem o que fazer de especial. Trabalho para técnicos, não comissionados.
8· a identificação de oportunidades de cooperação técnica, institucional ou parceria com organizações públicas e privadas. Análise (Akino): O que é isso, secretário? Comissionados teria condições de fazer isso? Sem sentido, palavras vãs.
9. o desenvolvimento de projetos para captação de recursos nacionais e internacionais. Análise (Akino): Que capacidade tem a Serei, se não tem quadro técnico? Todos os projetos são feitos por terceiros, alguns a peso de ouro.
10. representação perante todos os conselhos municipais. Análise (Akino): Esta representação é feita por todas as secretarias, não precisa de uma específica.
11· a execução de outras atribuições afins. Análise (Akino): Isto é uma verdadeira pérola. Que atividades afins? O sei e que estão ‘a fim’ de transferir o dinheiro do contribuinte para alguns comissionados. Só isso.
Conclusão: a existência desta secretaria é um ato continuado de improbidade administrativa, em verdadeiro estelionato.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement