Deputado propõe ações para conscientizar sobre psoríase

matsite
O deputado estadual Evandro Junior (PSDB) protocolou na Assembleia Legislativa projeto de lei propondo a criação da Semana Estadual de Conscientização e Apoio às Pessoas com Psoríase. O objetivo é esclarecer as pessoas sobre a doença e estimular ações de apoio aos portadores do problema. As ações se concentrariam na última semana de outubro. A psoríase é uma doença inflamatória da pele, cujos sintomas se manifestam com mais frequência antes dos 30 e após os 50 anos. Em 15% dos casos pode surgir na infância. A doença não é contagiosa e tem origem genética em 30% dos casos. Além disso, outras causas podem levar ao surgimento e evolução da doença.

Fatores psicológicos, estresse, exposição ao frio, uso de certos medicamentos e ingestão de bebidas alcoólicas piora o quadro. Apesar de incurável, a psoríase pode ser controlada com o uso de medicação, hidratação da pele e exposição ao sol. Lesões avermelhadas e escamativas podem levar ao diagnóstico da doença. “A psoríase ainda é cercada de estigmas e preconceitos, razão da necessidade de ações mais amplas e didáticas para esclarecer as pessoas que se trata de doença não contagiosa com a qual se pode conviver sem maiores problemas, desde que o controle seja feito de forma adequada e responsável”, afirma o deputado.
A presidente da Associação Paranaense de Pessoas com Psoríase (Psoripar), Roseani Manetti Cedaro, defende que é indispensável compartilhar experiências e combater o preconceito. “Também é indispensável buscar alternativas para a assistência médica aos portadores da doença”, afirma. A entidade foi fundada em 2013.

Advertisement
Advertisement