Comissão de deputados ouvirá executivo preso em Curitiba

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados que investiga a Petrobras estará em Curitiba no próximo dia 22 para ouvir Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento e Refino da estatal, com autorização do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara da Justiça Federal. Costa está detido na carceragem da Superintendência da Polícia Federal; a audiência será na sede da Justiça Federal. Segundo o deputado federal Fernando Francischini, líder do Solidariedade e membro da comissão, “Paulo Roberto Costa é peça central nesse esquema de corrupção investigado pela Polícia Federal e, por isso, precisa apontar todos os responsáveis pelas irregularidades praticadas”. As investigações sobre Costa integram a chamada operação Lava Jato da Polícia Federal.

O executivo é um dos integrantes da alta direção da Petrobras que não impediu a compra – que resultou em prejuízo de mais de R$ 1 bilhão de reais para a estatal – da uma refinaria americana em Pasadena. O ex-diretor responde por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro em uma ação na qual também é acusado o doleiro Alberto Youssef, que também está preso. Nesta ação, o Ministério Público Federal afirma que Costa aprovou contratos superfaturados para obras da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Segundo o MPF, ele continuou a atuar mesmo depois de afastado da Petrobras, utilizando sua influência em uma empresa de consultoria. Ele cobraria propina de empresas prestadoras de serviço da Petrobras.
Além disso, Costa é acusado, junto com duas filhas e genros, de tentar obstruir a investigação da Polícia Federal. Câmeras do circuito de segurança do prédio onde funcionava o escritório dele flagraram as filhas e os genros retirando documentos e dinheiro do local. Para o Ministério Público Federal, as filhas e os genros agiram seguindo ordem do executivo.

Advertisement
Advertisement