Um depoimento forte e corajoso

moacyrNossa postagem do fim de semana, sobre a morte do Pinga Fogo, foi alvo de críticas, mas tenho consciência tranquila de que em nenhum momento desrespeitamos ninguém. Basta ler o texto com cuidado e isenção para perceber isso. Dentre os diversos comentários gostaria de destacar este do dr. Moacyr [José de Oliveira], ex-prefeito de Paiçandu,que reproduzimos na íntegra: “Eu senti na pele a fúria deste cidadão que já se foi, mas que sem sombra de dúvida, foi um dos maiores comunicadores de Maringá e região e, porque não dizer, do Paraná e do Brasil. Este cidadão, se por um lado, fazia o bem a uma infinidade de pessoas, por outro lado, não media esforços para detonar pessoas de bem em troca de algumas outras coisa$. Nos anos de 1990, o mesmo compareceu ao palanque de meus adversários políticos e, em troca de algun$ mil motivo$, fez uma calúnia contra minha pessoa de tamanha dimensão, que até nos dias de hoje, muitos paiçanduenses ainda imaginam que os fatos dito por ele foram verdadeiros! O dito cidadão, êximío comunicador, o qual já não mais está entre nós, mas, que em troca de algun$s motivos fazia coisas de arrepiar os cabelos, teve a coragem de subir no palanque e em alta voz e bom tom, dizer que: “o professor Moacyr bate no seu pai e na mãe todos os dias!” Além de ser uma mentira e uma grande calúnia, outro fato é que minha saudosa mãe já havia falecido há cerca de 13 anos, pois a mesma faleceu no dia 12 de outubro do ano de 1986, precisamente às 12h, de mãos dadas com esse filho que jamais o desamparou, sendo que seu óbito ocorreu na Santa Casa de Misericórdia da cidade de Maringá, local que ironicamente, este cidadão que maldosamente usou o nome dela depois de anos de seu falecimento, também veio passar os últimos dias de sua vida até culminar no óbito ocorrido recentemente. Eu em nome de Deus, eu o perdoei ainda em vida, pois não sou de guardar rancor, mas, o mal que ele proporcionou a mim, através desta calúnia, jamais esquecerei, dói no fundo do meu coração, todas as vezes que me recordo deste acontecimento. É inconcebível imaginar que um ser humano que demonstrava ter um coração tão generoso, pudesse, em troca de algun$ motivo$, usar a força de sua comunicação para provocar um mal de tamanha dimensão.
Este cidadão possuía um potencial tão expressivo para persuadir, que me arriscaria dizer, sem medo de errar, que a força de sua comunicação influenciava opiniões de pessoas de todas as camadas sociais, desde dos mais humildes e semi analfabetas, até os ditos cidadãos letradados, dos mais diversos meios, inclusive dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Que Deus tenha a sua alma em um bom lugar, isso é o que desejo! Dr. Moacyr José de Oliveira – advogado e ex-prefeito da cidade de Paiçandu-PR”
Meu comentário (Akino): Acompanhei este caso e pude perceber que realmente houve uma perseguição ferrenha no rádio e na televisão ao dr. Moacyr e a outros políticos. As razões não nos cabe julgar. O que eu quis deixar de mensagem na postagem é que o Juliano, Pinga, Beija Flor e Salsicha, que são sucessores naturais do Pinga Fogo, mudem a forma de pensar e agir em relação aos políticos. Que sejam mais imparciais, que acabem com o assistencialismo por interesse em votos. Parabéns ao dr. Moacyr pela coragem de expor publicamente fatos que certamente já estavam esquecidos pela maioria do povo. Esperamos, sinceramente, que não seja perseguido por ter dado este depoimento.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement