Restos mortais de dom Eliseu chegam hoje a Maringá

dom eliseu
Representantes da diocese de Campo Mourão – Província Eclesiástica de Maringá – presenciaram ontem no Jardim Celestial, em Feira de Santana (BA), o processo de exumação dos restos mortais do primeiro bispo de Campo Mourão, dom Eliseu Simões Mendes. A equipe da diocese de Campo Mourão, composta pelo bispo dom Francisco Javier Delvalle Paredes, padre Alfredo Rafael B. Barreto e padre Roberto Carlos Reis, visitou a casa onde Dom Eliseu nasceu e viveu até os 9 anos de idade, quando ingressou no seminário. Hoje a equipe segue para Campo Mourão. O desembarque no Aeroporto de Maringá está previsto por volta das 17h. Em Campo Mourão, haverá uma recepção próximo ao parque de exposições e uma carreata até a Catedral São José. A primeira das sete missas será presidida pelo arcebispo de Maringá dom Anuar Battisti, às 19h.

História – Dom Eliseu Simões Mendes, primeiro bispo de Campo Mourão (1960-1980), nasceu em 18 de maio de 1915, no território do atual município de Coração de Maria, região metropolitana de Feira de Santana (BA). Foi ordenado sacerdote na Catedral Basílica de Salvador (BA) em 4 de dezembro de 1938 e sagrado Bispo no dia 3 de dezembro de 1950. Ocupou primeiramente a função de bispo auxiliar de Fortaleza, tendo por titular Dom Antonio de Almeida Lustosa (1950-1953). Posteriormente, foi nomeado bispo de Mossoró (RN), cargo exercido até a transferência para a recém-criada Diocese de Campo Mourão, da qual tomou posse na tarde de 23 de abril de 1960. À época a Diocese mourãoense abrangia todo o território situado entre os rios Ivaí, Piquirí e Paraná, ultrapassando o Rio Corumbataí até atingir a região de Pitanga, Manoel Ribas e Ivaiporã. Dom Eliseu, portanto, foi o incansável desbravador do noroeste paranaense.
Cumpre notar, que quando aqui chegou estas plagas ainda eram em grande medida intocadas. Consequentemente, seu trabalho não está circunscrito exclusivamente ao âmbito religioso. O impacto social do episcopado de dom Eliseu mostra-se no valor deste para a constituição da sociedade organizada de Campo Mourão e arredores. Exatamente trinta anos após sua ordenação episcopal, a 3 de dezembro de 1980, contando apenas 65 anos de idade, dom Eliseu Simões Mendes renunciou ao governo diocesano, regressando ao seio familiar na cidade de Feira de Santana – BA, onde faleceu no dia 2 de março de 2001.
Seus restos mortais estavam sepultados no cemitério Jardim Celestial. Agora, com a necessária concessão dos familiares, os despojos mortuários do primeiro bispo de Campo Mourão estão sendo transladados e inumados no interior da catedral São José, junto a seu sucessor dom Virgílio de Pauli. Este ato solene marcará o início das comemorações relativas ao centenário natalício de Dom Eliseu, extensivas até 18 de maio de 2015. Com informações do Regional Sul 2 da CNBB e Diocese de Campo Mourão. Foto iTribuna.

Advertisement
Advertisement