Governabilidade e base aliada

No Brasil criou-se um ‘quase dogma’ que nenhum prefeito, governador e presidente da República, consegue a governabilidade se não tiver uma base aliada, forte, com maioria de vereadores, deputados e senadores. Considero um absurdo, pois sendo os poderes independentes, os titulares do poder executivo não deveriam ter aliados nem oposição no legislativo. Qual a função de vereadores, deputados e senadores? Legislar e fiscalizar o executivo e o próprio Legislativo. O que prometem quando estão em campanha, como agora? Combater a corrupção, fazer e aprovar leis que beneficiam o povo. Já o Executivo promete fazer o melhor, cercando-se de secretários e ministros competentes e honestos, além dos CCs, em número mínimo necessário.

Se deputados, vereadores e senadores prometem aprovar leis de interesse da população, aprovarão todas as iniciativas do Executivo que estejam de acordo com isso. Ou aprovariam só por que são da base aliada? Se o Executivo é sério, não teme a fiscalização do Legislativo, pelo secretário, será primeiro a pedir investigação, quando surgirem denuncias inclusive instalação de CPIs..Oposição? A quem? Ao povo? A oposição deixaria de aprovar projetos bons, de interesse coletivo? Seria inconcebível, para quem representa o povo.
Conclusão: O Brasil será melhor quando Executivo não precisar ser aliado do legislativo e vice versa. Quando Prefeitos, Governadores e o Presidente da República tiverem liberdade de escolher os melhores auxiliares, independente de partidos, dando preferência para não políticos. Quando vereadores, deputados e senadores tiverem consciência de que não são de oposição nem de situação. Que são representantes do povo para proporem ações, exigir e fiscalizar as ações do executivo. Penso que a governabilidade depende da honestidade e ética dos membros do Executivo e Legislativo, poderes independentes.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement