‘Plantando Saúde’ será lançado dia 23

O combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, doença que não tem dado trégua nos últimos anos, em especial durante os meses de clima quente, vai ganhar um importante reforço a partir da próxima semana. Na terça-feira, 23, a Unimed Maringá e o poder público municipal lançam o projeto “Plantando Saúde”, com a distribuição e o acompanhamento posterior, em residências de dois bairros da cidade, de mudas da espécie citronela, repelente ao inseto. Naquele dia começam a ser entregues as mudas em domicílios do Jardim Alvorada e do Conjunto Requião, onde a enfermidade tem apresentado índices considerados altos.

Além da planta, cada morador vai receber um material informativo sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito e também de como cultivar a citronela, que pode ser mantida em vasos e no jardim.
Durante uma apresentação na última semana ao Comitê Municipal de Saúde, o presidente da Unimed, Daoud Nasser, explicou que a cooperativa tem comprometimento com a comunidade e ações como esta fazem parte de suas ações de responsabilidade socioambiental. “Estamos muito confiantes no sucesso dessa realização”, comentou Nasser, certo de que a população fará a sua parte.
O secretário municipal de Saúde, Antonio Carlos Nardi, lembra que os meses de fevereiro, março e abril são o período em que a dengue apresenta maior nível de ocorrências no país, com a maioria dos focos do mosquito identificada em ambientes intradomiciliares, ou seja, nos quintais ou mesmo no interior das próprias casas. “O pratinho dos vasos, as sacolas plásticas amassadas, as tampinhas de garrafas, enfim, qualquer concavidade capaz de armazenar água, ainda que mínima, é suficiente para que o inseto se prolifere”, explica Nardi. Ele elogia a participação da iniciativa privada, por meio de ações como a da Unimed, que investe em atividades preventivas. O secretário informou que uma planta bem desenvolvida de citronela pode afugentar o inseto num raio de 50 metros – “daí a importância de que a planta seja cultivada nos domicílios e multiplicada entre os moradores”, completou.
O lançamento do projeto “Plantando Saúde” será às 10h do dia 23 na Associação Comunitária do Jardim Alvorada, situado na Avenida Sophia Rasgulaeff, 693. (Flamma)

Advertisement
Advertisement