CAU apura responsabilidade na queda de pórtico de concreto

Queda

A Regional de Maringá do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná começou a levantar os dados para apurar a responsabilidade sobre a queda de um pórtico de concreto que caiu com a ventania da tarde da última terça-feira, na Trama Brasil da avenida Alexandre Rasgulaeff, no Parque Residencial Cidade Nova, em Maringá. De acordo com o conselheiro Aníbal Verri Junior, é possível que até o final da semana que vem o trabalho esteja concluído. O responsável pela edificação, recentemente construída, seria um arquiteto. A queda causou a morte de Samuel Lopes Rocha, 27, gerente da loja.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo possui a função de “orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe em todo o território nacional, bem como pugnar pelo aperfeiçoamento do exercício da arquitetura e urbanismo”.
Por ser conselho federal, o CAU verificará se há um profissional da área realmente atuou na obra. “Se for arquiteto, será aberto um procedimento para verificar o que aconteceu”, disse. Será apurado o responsável por cada etapa para verificar se os projetos foram feitos e executados corretamente. “No fim, o Conselho preza por proteger a sociedade. Ela quer saber se o profissional que tem habilitação cometeu alguma falha”.
Pela legislação atual, o arquiteto tem atribuição profissional para fazer projeto arquitetônico, de estrutura de instalações e acompanhamento de obra.

Advertisement
Advertisement