Associação de moradores devolve salão comunitário à Prefeitura de Maringá

Salão Conjunto Paulino

A Associação de Moradores do Conjunto Paulino de Carlos, localizado na zona norte, vai devolver à Prefeitura de Maringá o salão comunitário do bairro.
O Centro Comunitário Francisco Boanerges Vasconcelos deixará de atender centenas de pessoas que comparecem às segundas, quartas e sextas para aulas de ginástica, além de um grupo de idosos, coordenado pelo posto de saúde, que faz atividades relacionadas à hipertensão.

O presidente da entidade, Odenir Marques, informou hoje aos moradores que utilizam o local sobre o fim do uso comunitário das instalações. Ele justifica que a prefeitura não está cumprindo a lei 9.552, aprovada e promulgada pelos vereadores em 2013, que determina que o município pague as despesas de água e energia elétrica dos salões, que são bens públicos cedidos para as associações.[leiamais]
Marques diz não ver outra alternativa a não ser fechar o centro comunitário, pois as despesas vêm aumentando e o dinheiro sai também de seu próprio bolso. Recentemente ele fez uma vaquinha e conseguiu pôr em dia as contas de água e luz. Junto à prefeitura os pedidos feitos foram negados, embora, acrescenta o presidente, o prefeito Carlos Roberto Pupin (PP) tenha prometido a ele e ao vereador Belino Bravin (PP) que o município bancaria as contas da Sanepar e da Copel.
A legislação federal proíbe a cobrança do uso das instalações (embora algumas associações de moradores locais cobrem), geralmente cedidas para festas, reuniões e até velórios. “Sem receita, a diretoria não tem como fazer”, disse. No Conjunto Paulino de Carlos, cerca de 70 pessoas usavam o salão nos três dias da semana destinados às atividades físicas, reunindo jovens e adultos.

Advertisement
Advertisement