Tubarões, peixes e lambaris

De Augusto Mafuz:

No processo nº 285509/15, o conselheiro Nestor Baptista, o Robespierre do Tribunal de Contas do Paraná, deu o despacho nº 1323/2015, mandando citar o governador Beto Richa, o prefeito Gustavo Fruet, o deputado Ricardo Barros (marido da vice governadora Cida Borghetti) e o ex-prefeito Luciano Ducci para que esclareçam no prazo de quinze dias as dúvidas que teriam ficado sobre uso de dinheiro público na construção da Arena da Baixada.
Richa, Fruet e Barros são os tubarões de um aquário que tem mais peixes e lambaris: Reginaldo Cordeiro, Cláudio Massuro Shigueoka, Samuel Ieger Suss, Juraci Barbosa Sobrinho, Mário Celso Cunha, Luciano Ducci, Luiz de Carvalho, Mário João Figueiredo, Luiz Carlos Hauly, Cassio Taniguchi, Luiz Eduardo Sebastiani, Norberto Anacleto Ortigara, Clemenceau Merheb Calixto, Jurandir Rodrigues de Oliveira, Alexandre Teixeira, Heraldo Alves das Neves, Fernando Augusto Mazon, Gustavo Alexandre Duda Mattana, Tatiany Zanatta Salvador Fogaça, Mano João Figueiredo e Amauri Escudeiro Martins.
O parecer que motivou o despacho individualiza a participação e a responsabilidade de cada citado no processo da construção da Baixada, e em geral da fiscalização que teria sido deficiente do emprego de dinheiro público.
Já sei, o leitor está perguntando: Mas, e o Mário Celso Petraglia, que geriu os 400 milhões de reais não foi alcançado pelo despacho do Nestor Baptista? Respondo: por não ser agente público, Petraglia não se sujeita à fiscalização do Tribunal de Contas. Bem por isso, o TCE após a apresentação das defesas, mandará cópia de todos os processos para o Ministério Público para que conclua pela existência ou não de responsabilidade de todos os particulares envolvidos na obra.

Advertisement
Advertisement