A resposta da secretaria

A Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná enviou resposta oficial a respeito de postagem feita hoje no blog. Segue a resposta:
“Os Jogos da Juventude do Paraná são uma proposta do Governo do Estado do Paraná juntamente com a comunidade esportiva objetivando a participação de atletas na faixa etária entre 13 a 18 anos em três fases distintas: Fase Regional, em 12 municípios sedes, com execução simultânea e participação aproximada de 13.000 pessoas; Fase Final Divisão “B”, com 2.600 participantes; e Fase Final Divisão “A”, com 4.800 envolvidos, entre atletas, técnicos, dirigentes esportivos e árbitros, totalizando em todas as Fases aproximadamente 20.400 pessoas. 
Em relação ao comentado no Blog, que o melhor seria o cancelamento dos Jogos Abertos, esclarecemos que a grande maioria do alunos-atletas que estão na faixa etária dos Jogos da Juventude participam dos Jogos Escolares do Paraná, um dos maiores eventos esportivos da América Latina e que recebe o investimento de aproximadamente R$ 14.000.000,00 milhões de reais (catorze milhões de reais).
Das Fases Finais dos Jogos Escolares os melhores atletas e equipes das Escolas Paranaenses, com idade entre 13 a 14 anos, categoria B, e posteriormente de 15 a 17, categoria A, participam dos Jogos Escolares da Juventude do Brasil. Evento realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro, disputado entre Escolas do Brasil, que este ano terá como sedes das Categorias B e A as cidades de Fortaleza-CE e Londrina-PR respectivamente.
Com este breve relato demonstramos que os atletas dos Jogos da Juventude foram contemplados com a atenção e investimentos do Governo do Estado do Paraná.
Devemos considerar que a paralisação das aulas nas Escolas Estaduais por 49 dias acarretou como consequência, entre outras, a decisão da Secretaria de Estado da Educação em cancelar as férias escolares e utilizar os sábados como dia letivo. Salientamos que a realização da Fase Regional dos Jojupss estava prevista exatamente para o período de férias dos alunos.
Além do exposto, algumas Associações de Municípios manifestaram oficialmente junto à Assembleia Legislativa do Paraná a sugestão de cancelamento dos Jojups, em razão da crise financeira que também abate os municípios e da necessidade de recuperação das aulas e conteúdos curriculares.
Cabe ressaltar que a Secretaria de Estado do Esporte e Turismo realiza os Jogos da Juventude do Paraná há 28 anos e lhe atribui importante e significativo papel no desenvolvimento do Sistema Esportivo Estadual e que lamenta a decisão pontual do cancelamento em 2015, mas tem a certeza da correta decisão tomada diante dos fatos e contextos apresentados.
Em tempo, esclarecemos que os Jogos Abertos do Paraná contemplam os atletas da categoria adulta, iniciando em 18 anos, e representam de maneira geral a expressão máxima do Esporte de Rendimento do Paraná, especificamente na realização das competições da Divisão “A”, e que congregam modalidades coletivas e individuais, principalmente olímpicas, sendo valioso instrumento de desenvolvimento e apoio ao Esporte Federado do Paraná”.

Advertisement
Advertisement