Grêmio, Campeão dos Campeões

Coritiba

O Globo Esporte produziu um caprichado material sobre o 30º aniversário que o Coritiba FC foi campeão brasileiro, no Rio de Janeiro. Mostrou o goleiro Rafael, revelado no Grêmio de Esportes Maringá (foi vendido ao Corinthians e só depois ao Coxa) e hoje citou que o campeonato foi o primeiro título nacional de um clube de futebol paranaense. Não foi bem assim. Antes do Coritiba, teve o Grêmio. 
De 1967 a 1970, quando ainda não existia o Campeonato Brasileiro, a competição nacional de futebol se chamava Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Em 68, a então Confederação Brasileira de Desportos organizou o Torneio dos Campeões, reunindo vencedores do Robertão, da Taça Brasil, do Torneio Centro-Sul e do Torneio Norte-Nordeste. Na primeira fase, o campeão do Centro-Sul (Grêmio Maringá) eliminou o campeão do Norte-Nordeste (Sport) com duas vitórias (a última em Recife), e classificou-se para a segunda fase contra o campeão do Robertão (Santos).
Após dois empates, o Grêmio sagrou-se vencedor da segunda fase por desistência do adversário. “Haveria ainda uma terceira fase, contra o campeão da Taça Brasil (que viria a ser o Botafogo), mas com o atraso do término dessa competição, tal fase final não foi disputada e o Maringá foi declarado Campeão dos Campeões”, registra o Wikipedia.

Advertisement
Advertisement