Handebol: Maringá x Londrina

A Confederação Brasileira de Handebol alterou o mando de campo e a equipe do Maringá/Unimed/UEM/Unifamma vai estrear em casa amanhã, pela Liga Nacional masculina, diante do Unopar/Paiquerê FM/Blindex/Londrina. O jogo será às 15h Ginásio de Esportes Chico Neto, sem cobrança de ingressos. A partida estava marcada para Londrina, mas a equipe daquela cidade informou não ter conseguido a liberação do ginásio Moringão.
De acordo com o goleiro e capitão do Maringá, Rafael Fondazzi (Berola), o grupo está muito focado para esse primeiro jogo. “O fato de ser contra o Londrina tem um gosto especial, uma vez que são os nossos maiores rivais”, cita. Mas, apesar de jogar em seus domínios, o time não pode ser considerado favorito, segundo ele, pois ambas as equipes são parelhas. “Esperamos fazer uma boa Liga Nacional e para isso temos trabalhado duro, treinando diariamente por duas horas”, acrescenta.
A Liga Nacional de Handebol vai contar com dez equipes divididas em dois grupos. Na primeira fase os jogos serão em turno e returno e passam para as quartas de final apenas as quatro melhores de cada lado. Compõem o grupo A: Maringá/Unimed/UEM/Unifamma (PR), Unopar/Paiquerê FM/Blindex/Londrina (PR), ADI/Slice/APM Terminals/Itajaí (SC), ADJF/Independência Trade (MG) e Pinheiros (SP). Na chave B estão: São José (SP), Vasco/FAB (RJ), São Caetano (SP), Funel/Uberaba (MG) e TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté (SP).
Para a temporada que se inicia o Maringá tem como treinador Leonardo Bortolini, que em 2014 atuou como central do time. Valmir Fassina e Eduardo Lopes são os assistentes técnicos, Mariana Borges de Souza a fisioterapeuta e Gilson Wassano Kuroda o médico responsável. O time conta com 22 atletas.
As duas últimas edições da Liga Nacional foram conquistadas pela equipe do TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté (SP). No ano passado, o segundo colocado foi o EC Pinheiros (SP) e, em 2013, a Metodista/São Bernardo/Besni (SP). Na edição de 2014, Maringá obteve a 3º colocação.
Em paralelo a Liga, Maringá disputa o Campeonato Paranaense e ocupa atualmente o 1º lugar na competição, com cinco vitórias e um empate (11 pontos). A próxima etapa, a quarta, será em Dois Vizinhos, nos dias 12 e 13 deste mês, contra respectivamente Campo Largo e Foz do Iguaçu. As semifinais serão realizadas em Maringá, nos dias 7 e 8 de novembro.
Ainda neste mês de setembro, a cidade de Maringá irá sediar entre os dias 22 e 26 de setembro a Copa Brasil 2015, torneio que será dividido em dois grupos, com a participação de oito equipes de vários Estados. De 2009 para cá, os maringaenses conquistaram o título duas vezes e ficaram em segundo em outras duas oportunidades. (Flamma)

Advertisement
Advertisement