Deputados na Uenp

O deputado Evandro Araújo (PSC), membro titular da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o deputado Tercilio Turini (PPS), presidente da Comissão, estarão na próxima quinta na Uenp, em Jacarezinho, para uma reunião com dirigentes da instituição, além de representantes dos sindicatos dos servidores e dos docentes, bem como do Diretório Central dos Estudantes. 
Os deputados da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa farão um diagnóstico das sete universidades estaduais do Paraná. Após as visitas, será convocada audiência pública pela Assembleia Legislativa do Paraná para elaboração do plano de ações em defesa das instituições. A comissão quer definir estratégias para fortalecer as instituições universitárias mantidas pelo governo do estado.
Uma das propostas da comissão é a apresentação de um projeto de lei para resgatar autonomia de reitores, na reposição de servidores e docentes nas universidades estaduais. A intenção não é criar novas vagas, mas sim preencher aquelas deixadas em aberto por servidores e docentes que se aposentam ou saem das instituições. A reposição de servidores foi uma das principais demandas apresentadas pela UEM e UEL. A Universidade Estadual de Maringá também apresentou um relatório das obras paradas.
A comissão esteve na UEL e na UEM. Depois da Uenp, vai visitar as outras cinco universidades estaduais: Unioeste (Cascavel), UEPG (Ponta Grossa), Unicentro (Guarapuava), e Unespar (Curitiba e outras cidades).

Advertisement
Advertisement