Gaeco realiza Operação Cilindros

O Ministério Público do Paraná, por meio do núcleo regional do Gaeco de Maringá, cumpriu nesta segunda-feira 56 mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva e dois de condução coercitiva.
As ações fazem parte da operação Cilindros, que investiga a adulteração de oxigênio hospitalar em 35 cidades por três distribuidoras instaladas em Cianorte, Campo Mourão e Maringá.
De acordo com o Gaeco, centenas de hospitais estão sendo abastecidos por cilindros de gás medicinal adulterados e com lacres falsos, sem qualquer esterilização ou controle sanitário, em desacordo com as determinações legais. Segundo as investigações, as datas de validade de inspeção sanitária dos equipamentos foram alteradas, assim como a cor dos cilindros, resultando na distribuição de cilindros industriais, de menor qualidade, no lugar de cilindros hospitalares. O Gaeco investiga também crime contra as relações de consumo, uma vez que as empresas estariam comercializando cilindros com quantidade menor de gás em relação à informada nos equipamentos.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas empresas, em residências de funcionários e unidades de saúde, abrangendo os seguintes municípios: Cianorte, Jussara, São Tomé, Doutor Camargo, Barbosa Ferraz, Corumbataí, Goioerê, Grandes Rios, Cruzeiro do Oeste, Mariluz, Altônia, Iporã, Terra Roxa, Umuarama, Guaíra, Iretama, Roncador, Pitanga, Santa Maria do Oeste, Terra Boa, Campo Mourão, Janiópolis, Luiziana, Engenheiro Beltrão, Quinta do Sol, Fênix, Maringá, Floresta, Nova Esperança, Presidente Castelo Branco, Atalaia, Santa Fé, Colorado, Sarandi e Itambé.
Ainda de acordo com o Gaeco, há cerca de outras dez empresas que estão sendo investigadas. Também estão sendo apurados eventuais crimes de corrupção. Participaram da operação 20 promotores de Justiça, dez delegados de polícia e 120 policiais civis e militares, aproximadamente.

Advertisement
Advertisement