ONGs apresentam projetos

Unimed Maringá

O auditório de Medicina Preventivada Unimed Maringá recebeu na manhã da última sexta-feira representantes do Núcleo “Nós Podemos Maringá” para uma apresentação de seus projetos socioambientais e troca de ideias.
A iniciativa está voltada ao cumprimento dos Objetivos do Milênio definidos pela Organização das Nações Unidas e pactuados por 191 países.
Coordenado desde o início do ano pela analista de Responsabilidade Socioambiental da Unimed Maringá, Patrícia Sodré, o Núcleo reúne mais de 30 instituições e tem suas atividades centralizadas no Serviço Social da Indústria. De acordo com Patrícia, reuniões mensais são realizadas para a apresentação e debate de cada um dos Oito Objetivos, geralmente com a presença de uma autoridade. O último encontro do ano está previsto para o dia 11 de dezembro, no auditório do Sesi, quando será estabelecido o planejamento para 2016.
A coordenadora explica que os projetos desenvolvidos pela área de Responsabilidade Socioambiental da cooperativa médica estão sintonizados aos ODM, entre os quais o Canção de Ninar na Comunidade, o Unimed Alegria, o Plantando Saúde, o Eu Ajudo na Lata, o Vá de Bike e o apoio a iniciativas como a soltura de peixes em rios da região.
Ao saudar os participantes do evento, Patrícia frisou a importância da interação entre as empresas – “trocar ideias é fundamental para que os projetos sejam conhecidos e aprimorados” -, lembrando que a partir do próximo ano os trabalhos serão redimensionados com a adoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que substituem o ODM .
Entre os que compareceram à reunião estava o empreendedor social Rodrigo Delgado, de 35 anos. Em junho último ele desenvolveu o site Presente do Pai, cuja proposta é conseguir financiamento coletivo para iniciativas realizadas por ONGs e ações sociais. “O projeto que tem uma ideia ou necessidade, coloca na plataforma e aguarda pelo apoio financeiro”, explica Rodrigo, acrescentando que “Tudo é feito de forma transparente”. Ele cita que, há algum tempo, a Casa da Criança de Maringá necessitou de 20 colchonetes, os quais foram conseguidos por meio do site – onde é possível visualizar, entre outras informações, as notas de compras e registros fotográficos com os produtos adquiridos.
A advogada Marta Medeiros Fanha fez a apresentação do projeto “Pescadores de Vidas”, do qual é coordenadora geral. Iniciada há oito anos, a realização conta com voluntários para desenvolver ações de evangelização e trabalho psicológico junto a 90 crianças e adolescentes da periferia de Sarandi, município vizinho a Maringá. “Os resultados têm sido alentadores”, disse ela, acrescentando que os participantes recebem serviços de extensão social, como tratamento dentário, aulas sobre nutrição, curso de inglês e outros.
Por sua vez, Luíza Gadelha representou o Programa Germinar, criado em 2002, que tem foco na formação de líderes facilitadores de projetos sociais. “Somos um instituto ecossocial que vem se fortalecendo a cada ano”, observou.
Foram concluídas em agosto de 2015 as negociações que culminaram na adoção, em setembro, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por ocasião da Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. Processo iniciado em 2013, seguindo mandato emanado da Conferência Rio+20, os ODS deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos, sucedendo e atualizando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
O Brasil participou de todas as sessões da negociação intergovernamental. Chegou-se a um acordo que contempla 17 Objetivos e 169 metas, envolvendo temáticas diversificadas, como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança, e meios de implementação.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são: 1 – Erradicação da pobreza, 2 – Fome Zero, 3 – Boa Saúde e bem-estar, 4 – Educação de qualidade, 5 – Igualdade de gênero, 6 – Água limpa e saneamento, 7 – Energia limpa, 8 – Emprego digno e crescimento econômico, 9 – Indústria, inovação e infraestrutura, 10 – Redução das Desigualdades, 11 –Cidades e comunidades sustentáveis, 12 – Consumo e produção responsáveis, 13 – Combate às alterações climáticas, 14 – Vida debaixo d’água, 15 – Vida sobre a terra, 16 – Paz, justiça e instituições fortes e 17 – Parcerias em prol das metas. (Flamma)

Advertisement
Advertisement