Ranking da CBF

Da Folha de Londrina, via Agência Estado, que não levou em consideração o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (correspondente à Taça de Prata) de 1968, vencido pelo Galo:

O ranking de clubes atualizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem pelo menos um erro. O Grêmio Maringá, que disputa a terceira divisão do Campeonato Paranaense e não participou de nenhum torneio nacional na última década,aparece no 157º lugar, com 204 pontos.
A cidade de Maringá tem dois clubes profissionais. Um deles é o Grêmio de Esportes Maringá, alvinegro, dono de três títulos do Paranaense (1963, 1964 e 1977). O clube chegou a fechar em 2004, foi reaberto em 2010 e neste ano jogou a terceira divisão estadual, sem conseguir o acesso.
O outro clube é o Maringá Futebol Clube, alviverde, fundado em 2010 e que no ano passado foi vice-campeão do Paranaense. O clube disputou a Série D de 2014, sendo eliminado na primeira fase. Nesta temporada, jogou a Copa do Brasil, caindo na segunda rodada, diante do Santos.
A pontuação relativa ao Maringá FC, entretanto, aparece dividida no ranking publicado nesta segunda-feira pela CBF. O “Grêmio Maringá” ficou com os 204 pontos relativos à Série D do ano passado. Já o “Maringá” recebeu os 250 pontos equivalentes à segunda fase da Copa do Brasil deste ano.
O correto seria que os 454 pontos pertencessem ao mesmo clube, o Maringá FC, que assim deve aparecer no 105º lugar do ranking.

Advertisement
Advertisement