Deputados avaliam situação da Unioeste

Deputados

Integrantes da Comissão de Ensino Superior da Assembleia Legislativa do Paraná – entre eles, Evandro Araújo (PSC), de Marialva – estão percorrendo o Paraná em visita às universidades estaduais para conhecer os problemas enfrentados pelos reitores.
Ontem eles estiveram em Cascavel, para a reunião com o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Paulo Sérgio Wolff, professores e estudantes.
A Unioeste conta com cinco campi (Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão) e o Hospital Universitário do Oeste do Paraná, representando, pela abrangência, ¼ da população paranaense. Durante a reunião o diretor geral do Hospital Universitário do Oeste do Paraná, Luiz Sérgio Feetback, explicou sobre a estrutura da unidade que hoje se constitui no único hospital público da região que atende cerca de 3.600 pacientes/mês , contando com um total de 1.263 funcionários sendo 210 leitos. “Hoje nossa estrutura vem sendo readequada para atender a demandas, no entanto, é preciso contratar mais funcionários, pois há uma sobrecarga funcional”, disse.
Os gestores explicaram aos deputados que um dos maiores desafios é a falta de agentes universitários para atender a demanda dos cinco campi, hospital e Reitoria. Na avaliação da instituição é necessária a contratação de 1.200 pessoas. Outra questão apontada é o gasto com a contratação de terceirizados. Essa conta é paga com recursos do custeio da Universidade. Atualmente, 60% do custeio da Unioeste está sendo usado para despesas da folha de pagamento.
O pró-reitor de Recursos Humanos, professor Douglas André Roesler, ressaltou os investimentos que estão feitos na qualificação dos agentes universitários com a criação de cursos de capacitação bem como mestrado e doutorado voltados a categoria. A universidade passou nos últimos quatro anos de 21 para 43 novos cursos de mestrados/doutorados. A Unioeste vem tendo grandes avanços quanto à qualidade do ensino ofertada, pois na última avaliação subiu de 84 para 27º lugar.
“Encontramos uma comunidade universitária entusiasmada para crescer ainda mais, porém enfrentando dificuldades. Apesar disso, obteve avanços na qualidade do ensino, investe em qualificação, aumentou o atendimento no hospital universitário, ou seja, vem ampliando os esforços para fazer cada vez mais e melhor”, comentou o deputado Evandro Araújo.
A Comissão já esteve na UEL (Londrina), UEM (Maringá), Uenp (Jacarezinho) e Unespar (Curitiba). No próximo ano os parlamentes visitarão a UEPG (Ponta Grossa) e a Unicentro (Guarapuava). (Foto Januir Vieira Filho)

Advertisement
Advertisement