Conseg esclarece sobre Vizinho Solidário

Gisele de Oliveira

A propósito de uma postagem que revelou que tem gente ganhando dinheiro e eventualmente desvirtuando um projeto bonito de segurança, que em Maringá teve a iniciativa de Gisele de Oliveira (foto), da Zona 2 (leia mais), o Conselho Comunitário de Segurança divulgou nota hoje esclarecendo que  Vizinho Solidário, lançado aqui em novembro de 2011, tem como objetivo diminuir as ocorrências de crimes em bairros onde os moradores aderem à ideia.
O principal objetivo é que moradores, ao decidirem por participar do projeto, assumam o compromisso de auxiliar a cuidar das casas dos vizinhos.
Para participar, é preciso adquirir um kit com apito, placa e ímã de geladeira, com telefone da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e de outros moradores. Porém, estão sendo comercializadas placas com a inscrição “Vizinho Solidário” para serem fixadas em portões sem verdadeira ligação com o projeto, logo sem o mesmo compromisso que implica participar.
O capitão do 4º Batalhão da Polícia Militar, Franck Cione Coelho dos Santos, ressalta que o que inibe o crime não é a placa, mas a ação conjunta dos parceiros do projeto, que são o Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg), a Polícia Militar e moradores. O Conseg Maringá orienta quando um grupo de moradores decide aderir ao projeto, deve entrar em contato com o conselho, adquirir o kit, orientações e medidas preventivas informadas durante a reunião de implantação juntamente com o Conseg e a Polícia Militar. Os voluntários e a Polícia Militar fornecem dicas de segurança, ficam sabendo sobre problemas que não chegam à polícia e dão orientações sobre casos recorrentes no bairro.
Quem tiver interesse em participar pode em contato com o Conseg para mais informações sobre o projeto pelo fone (44) 3025-9647 ou e-mail juridico@consegmaringa.org (Foto Victor Ross/Matéria Prima)

Advertisement
Advertisement