Nepotismo na Câmara de Maringá: caso tem novo relator

napoleão

É aguardado para qualquer momento o parecer do ministro Napoleão Nunes Maia Filho (foto), do Superior Tribunal de Justiça, em relação a um recurso (agravo em recurso especial) no caso do nepotismo, que envolve nove vereadores e ex-vereadores de Maringá, que tiveram seus direitos políticos cassados em janeiro de 2012 pelo TJPR; entre eles está o presidente do Legislativo, Chico Caiana (PTB).
O recurso ficou parado no STJ por quinze meses, até que o ministro Sergio Kukina julgou-se impedido para analisar o caso.
No início de fevereiro o processo foi redistribuído ao ministro Napoleão Nunes Maia Filho, da Primeira Turma. Ele é irmão dos poetas Luciano Maia e Virgílio Maia e membros da Academia Cearense de Letras.
Os réus – João Alves Correa, Altamir Antonio dos Santos, Aparecido Domingos Regini (Zebrão), Dorival Ferreira Dias, Odair de Oliveira Lima, Marly Martin Silva e Edith Dias de Carvalho, além do vereador Belino Bravin Filho e Chico Caiana – podem ficar de fora da próxima eleição. Em 2012, o Ministério Público Eleitoral pediu a impugnação de todos, mas a Justiça Eleitoral considerou que apesar da perda dos direitos políticos em primeirasegunda instância eles não se enquadravam na lei da ficha limpa.

Advertisement
Advertisement