Caso Cismepar: Bega consegue o desbloqueio de bens

bega

O prefeito de Astorga, micro-região de Maringá, Arquimedes Ziroldo, o Bega (PTB), ficou quase três meses com os bens bloqueados pela justiça por conta de ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual e que tramita na 1ª Vara da Fazenda Pública de Londrina.
Ele foi acusado da prática de ilegalidades na execução de termo de parceria firmado entre o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar), que Bega presidia em 2007, e o Ciap, entre elas a contratação irregular de pessoal, através de aditivos.
A ação foi ajuizada em outubro do ano passado. O juiz Marcos José Vieira, em novembro de 2015, determinou o bloqueio dos bens do ex-presidente do consórcio (abaixo); o valor supostamente pago indevidamente pelo Cismepar foi de R$ 3.882.328,58.
No último dia 25, porém, o prefeito de Astorga teve os bens desbloqueados pelo desembargados Carlos Mansur Arida, do Tribunal de Justiça do Paraná. Para ele, o suposto prejuízo ao erário ocorreu após a saída de Ziroldo da presidência da entidade, “quando na vigência dos aditivos ao termo de parceria, do qual o agravante não participou”.

Advertisement
Advertisement