Deputado alerta para situação da cadeia de Sarandi

Sessão Plenária 18.03.2015

O deputado estadual Evandro Araújo (PSC) defendeu na semana passada a transferência de presos da delegacia de Sarandi, e citou uma reportagem em que o delegado Reginaldo Caetano diz que o local “está prestes a explodir”.
A delegacia, lembrou o parlamentar, está localizada bem na região central de Sarandi, próximo a creches, escolas e residências, tem capacidade para 46 presos provisórios e hoje há quase 200 detentos nesse espaço.
“Só para ter uma ideia, uma galeria onde tem espaço para 16 presos tem 60 e poucos alocados naquele local. Então, com condições prediais precárias e pouca segurança. (…) O delegado explicou que conta com cinco policiais, que ao invés de trabalharem na investigação de crimes graves que ocorrem na cidade precisam ajudar no cuidado de presos, no deslocamentos médicos, deslocamentos pra fóruns de outras cidades para audiências. Isso é muito grave, não é possível uma situação dessa continuar”, afirmou o parlamentar.
É preciso, segundo ele, um olhar mais sensível do governador sobre o assunto e cobrou o governo, que diz que não há demanda atual para mais agentes penitenciários. “Isso chamou a atenção, porque o que vemos nas unidades não é o que ocorre. A impressão que nos dá é que esses serviços essenciais que o povo do Paraná precisa na área da segurança, falando agora especialmente na área da segurança, os agentes políticos, secretários, o segundo escalão, têm quase que fazer milagre, porque tem faltado coisas muito essenciais para tocar essas pastas”, disse, coberto de razão.
O delegado disse ao deputado, segundo seu relato: “Nós estamos segurando isso aqui no braço, a qualquer momento acontecerá uma tragédia aqui na delegacia de Sarandi”.

Advertisement
Advertisement