Documento: o apoio de José Cláudio ao regime militar

Acima, um manifesto de apoio ao regime militar assinado pela diretoria da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes), em 1977. A entidade era presidida pelo maringaense José Claudio Pereira Neto (1952-2003), autor da iniciativa.
José Claudio, que chegou a comandar a Arena Jovem em Maringá, tornou-se prefeito da cidade pelo Partido dos Trabalhadores, eleito em 2000 com mais de 107 mil votos.

O texto repudiava a defesa da anistia geral, defendida à época, em que o presidente era Ernesto Geisel, e negava que o país vivesse uma “ditadura massacrante”, “sob opressão e sob o regime do medo”. O manifesto criticava a atitude de outras lideranças estudantis, chamadas de “inocentes úteis”, “inspiradas por ideologias espúrias e contrárias à índole cristã e pacífica do nosso povo”. O documento ainda faz referência ao “país em desenvolvimento” que caminha para ser “uma das principais potências do mundo” e propunha banir “ideologias e pessoas estranhas à nossa nacionalidade”.
Em tempos de garimpo, em que alguns petistas procuram pêlo em ovo por causa da Operação Lava Jato, o apoio do ex-prefeito de Maringá José Claudio Pereira Neto (1952-2003) à ditadura virou assunto de arquivo histórico.

Advertisement
Advertisement