Campanha de Richa é investigada em compra de madeira

Beto Richa

De Julia Affonso, n´O Estado de S. Paulo:

A campanha eleitoral de 2014 do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), alvo de investigação no Superior Tribunal de Justiça, é suspeita de ter comprado placas de madeira compensada com propina da Receita Estadual.
A informação está na delação premiada do auditor fiscal Luiz Antônio de Sousa, firmada com o Ministério Público do Paraná.

Em 11 de março, o ministro do STJ João Otávio Noronha autorizou a abertura de um inquérito contra o tucano, no âmbito da Operação Publicano, que apura fraudes na Receita paranaense. Segundo as investigações, os integrantes do esquema cobravam propina para anular débitos milionários de empresas com o fisco paranaense. A vice-procuradora-geral da República, Ella Wiecko, requereu ao STJ que instaurasse inquérito contra o governador do Paraná por lavagem de dinheiro, falsidade ideológica para fins eleitorais e corrupção passiva.
Em seu acordo de colaboração, Luiz Antônio de Sousa revelou um suposto ‘sistema de divisão de propina estabelecido na Receita Estadual paranaense’. O auditor ‘revelou que houve direcionamento de parte dos valores ilícitos captados por auditores fiscais para a campanha eleitoral de 2014 do então candidato à reeleição ao governo do Estado do Paraná, Carlos Alberto Richa, por intermédio de colaboradores ligados ao seu comitê de campanha, em especial Luiz Abi Antoun, pessoa com a qual teria relação de parentesco’, segundo o pedido de abertura de inquérito da Procuradoria-Geral da República.
Luiz Antônio de Sousa citou o coordenador da Região Metropolitana de Londrina, da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, do Paraná, Victor Hugo Boselli Dantas, e o ex-inspetor geral da Receita Estadual do Paraná Márcio de Albuquerque Lima. Segundo o delator, Victor Hugo Boselli Dantas ligou para ele e pediu que comprasse 300 chapas de MDF – madeira compensada – de 19mm para entregar no comitê de Beto Richa, ‘localizado em frente ao Terminal Urbano de Londrina, próximo à Leste-Oeste com a Rua Bahia (onde antigamente eram instalados armazéns de café)’. Leia mais.

Advertisement
Advertisement