Empresa adere à lei que aumenta licença-maternidade para 6 meses

Daiane e Júlia

A Transpanorama, que atua há 30 anos na área de transporte em Maringá, aderiu à lei que proporciona às mamães optarem por tirar 6 meses de licença-maternidade, em vez dos 4 meses garantidos pela Constituição.
O pedido para aumentar o tempo da licença deve vir da colaboradora, que tem um mês após o parto para pedi-lo e informá-lo ao Departamento Pessoal da empresa, que entrega ainda um kit baby.

De acordo com o diretor administrativo da Transpanorama, Claudio Adamuccio, o benefício ultrapassa a preocupação com o empregado, pois influencia na qualidade de vida do filho da colaboradora. “Quando a mãe fica os seis meses em casa, ela pode amamentar a criança pelo tempo recomendado, melhorando a saúde do bebê. Essa é uma fase muito importante para o desenvolvimento dos filhos e, depois desse período a mais em casa, a mãe volta a trabalhar mais tranquila e disposta. Em alguns casos, ela também consegue tirar as férias junto da licença, ficando sete meses com o bebê”, explica.
De acordo com a Receita Federal, no Brasil, até setembro do de 2015, cerca de 175 mil companhias pagavam impostos com base no lucro real, ou seja, poderiam participar do Programa Empresa Cidadã. Entretanto, apenas 19 mil estavam inscritas no programa.
Além das mamães poderem passar mais tempo com os seus bebês, a extensão da licença-maternidade proporciona benefícios para a saúde da criança e da mãe. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a amamentação reduz a mortalidade infantil e contribui com benefícios que se estendem para a idade adulta.
O aleitamento materno exclusivamente nos primeiros seis meses de vida é a forma recomendada de alimentação para todos os bebês, continuado com a introdução de alimentos complementares até aos dois anos.
A secretária executiva da Transpanorama, Daiane Borges (foto), está há nove anos na empresa e deu à luz Julia há 4 meses. Ela solicitou a licença-maternidade estendida e está feliz com a iniciativa da empresa fazer parte do programa.

Advertisement
Advertisement