Prêmio Sinduscon 2016 será lançado na próxima quarta-feira

Sinduscon

O Sinduscon e o Seconci, em parceria com Sebrae e Senai e apoio do Crea-PR e Câmara Brasileira da Indústria da Construção, lançam na próxima quarta-feira, 27, as versões 2016 do Prêmio Sinduscon, Prêmio Fornecedores e Prêmio Academia.
O lançamento será realizado durante café da manhã às 8 horas na sede do Sebrae em Maringá. A divulgação dos resultados e reconhecimento aos vencedores será no dia 25 de novembro.
Durante o lançamento será divulgado o regulamento dos prêmios. Como é tradição, dentro da filosofia da melhoria contínua e na busca por princípios democráticos e justos para todas as empresas participantes, a versão 2016 do Prêmio Sinduscon sofrerá mudanças.
As principais alterações serão divulgadas no dia do lançamento. Mas, uma delas já está no próprio convite. O Prêmio ganhou um slogan, que este ano é “O Legado da Construção no Mundo Digital”.
“Nunca vamos nos acomodar. O sucesso foi alcançado, mas sabemos que precisamos ouvir os associados e modernizar o regulamento para manter o brilho e a importância do prêmio. Existe uma evolução natural na sociedade, na gestão das empresas, nos processos internos e na tecnologia. Assim, precisamos estar sempre atentos para mantermos a credibilidade da premiação”, comenta o diretor executivo Valdemar Adorno Junior.
O presidente do Seconci, Marcos Mauro Pena Filho, lembra o momento vivido pelo país, com inúmeros escândalos e atos de corrupção que prejudicam inclusive a economia, para justificar uma das mudanças que ocorreram em 2015: a adoção de critérios de responsabilidade social na avaliação do prêmio.
“Graças a políticas econômicas equivocadas, a governos que não se preocuparam com projetos sérios de longo prazo e à corrupção, o Brasil registra inúmeras mazelas sociais. Acredito que nas empresas reside o maior capital para a resolução dos nossos problemas, para as demandas da sociedade na geração de empregos, na perspectiva de desenvolvimento intelectual, humano, financeiro e técnico, e na expectativa de melhoria das condições de vida da população”, explica Pena Filho.

José Maria Sinduscon

O presidente do Sinduscon, José Maria Paula Soares (foto), acrescenta que o Prêmio Sinduscon, além de premiar as boas práticas de gestão, ainda incentiva o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida. “Na medida em que temos responsabilidade social e em que adotamos práticas de compliance, nós damos o exemplo e incentivamos as pessoas a agirem da mesma forma. O Prêmio é completo: incentivamos a qualidade, a ética e a responsabilidade social e ambiental. Quanto melhor for a sociedade, melhores serão nossas leis, nossos mecanismos de controle e nossos políticos”, reflete Soares.

Novidades
O Sinduscon e o Seconci adiantam algumas mudanças que ocorrerão em 2016 no Prêmio Sinduscon. Por exemplo, este ano haverá uma análise dos contratos de venda das empresas participantes. O objetivo é aumentar a segurança jurídica nas transações, tanto para as empresas como para os clientes.
Outra mudança é a adoção de um checklist diferente para cada avaliação nos canteiros de obras e escritório. O objetivo, segundo Valdemar Adorno Junior, é diminuir a previsibilidade das auditorias e estimular as empresas a investir na melhoria contínua de todos os processos e não só naqueles em que elas não obtiveram notas boas na avaliação anterior.
Outra mudança, solicitada pelas próprias construtoras associadas, é a liberdade para que as empresas inscritas possam indicar qual obra será analisada. Anteriormente, os próprios organizadores definiam, entre as obras em construção de cada empresa participante, em qual seria realizada a auditoria. “Segundo as próprias construtoras, esse formato era benéfico para as empresas com menos obras”, frisa o executivo.

Histórico
O Prêmio Sinduscon foi criado em 2010 na gestão do então presidente Marcos Mauro Pena Filho. As avaliações para escolha dos vencedores são realizadas de acordo com critérios de Qualidade em Gestão, Segurança no Trabalho, Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Sustentabilidade.
Os vencedores do Prêmio Sinduscon em 2015 foram, na Categoria Obras de Terceiros, a Construtora Just, com a Cantareira em segundo lugar; na Categoria Obras Públicas, a Metro foi a vencedora seguida pela Cantareira; e na Categoria Incorporações, a campeã foi a Construtora Catamarã, seguida pela Lotus.

FOTOS

José Maria Paula Soares, Marcos Mauro Pena Filho e Valdemar Adorno Junior, durante entrega do Prêmio Sinduscon em 2015

Marcos Mauro Pena Filho lembra que o Prêmio Sinduscon contribui não só para a melhoria das empresas, mas para o desenvolvimento do país

José Maria Paula Soares frisa que o prêmio é um incentivo para que as pessoas adotem práticas de responsabilidade social e ética

Assessoria de Imprensa
Dirceu Herrero Gomes – Jornalista – 99212999
RG COMUNICAÇÃO – 44 30283122

JOSE MARIA SINDUSCON IA23.jpg

José Maria Valdemar Junior e Marcos Mauro.jpg

Marcos Mauro.jpg

Advertisement
Advertisement