Eleição no Sinteemar não atinge o quorum

Os 1.278 votos registrados não foram suficientes para fazer com que a eleição que iria escolher a nova diretoria do Sinteemar fosse válida.
Pelo artigo 118 do Estatuto do Sindicato, seriam necessários 1332 votantes, ou seja, 50% mais um dos associados com capacidade de votar.

De acordo com a Comissão Eleitoral faltaram apenas 54 votos para que esse primeiro turno fosse válido. Como o número não foi atingido, o presidente da Comissão Eleitoral, Celso Aparecido do Nascimento, encerrou o processo eleitoral e os votos, não apurados, foram incinerados no próprio local onde iria acontecer a apuração, na sede da Afuem.
Ainda de acordo com o Estatuto, uma nova eleição já foi convocada para o próximo dia 6 de junho, 32 dias após o pleito e desta feita serão necessários 45% mais um dos eleitores, quando serão observadas as mesmas formalidades desta primeira eleição, ressaltando que só poderão votar aqueles que se encontravam em condições de exercitar o voto na primeira convocação.
Para o presidente da Comissão Eleitoral e do Sinteemar, Celso Aparecido do Nascimento, o que aconteceu é um reflexo do que vem ocorrendo na política nacional, onde o cidadão está desanimado e muitas vezes, não faz valer seu direito em contribuir para o processo democrático de escolher seus representantes. (Assessoria)

Advertisement
Advertisement