Programação traz cursos

A rotina de cursos oferecidos durante a 44ª Expoingá seguiu hoje com a finalização da capacitação teórica de mecanização para colhedoras, além do início de um curso para produção artesanal de alimentos como geleias, doces de corte e pastosos.
Dois outros já haviam terminado no último sábado: trabalhador de bovinocultura e agricultura de precisão.

Todo conhecimento oferecido é fruto da tradicional parceria entre o Senar PR, Sindicato Rural e SRM. A realização destas capacitações, segundo o orientador Nilton Cardoso, é fundamental para o desenvolvimento dos profissionais. “Cursos como este, de maquinário, capacitam os profissionais e geram uma grande qualificação aos que deles participam. Em um mercado cada vez mais competitivo a especialização colabora muito”, afirma Nilton.
Para um dos alunos do curso, Rafael Romero que é operador de máquinas, a motivação em fazer o curso é justamente esta, adquirir novos conhecimentos. “Estou na área, mas vejo uma grande necessidade de capacitação. Existem muitos profissionais, mas poucos verdadeiramente qualificados para a manutenção e regulagem de máquinas agrícolas”, destaca.
“Este tipo de curso é excelente, pois nos cede uma grande aprendizagem. No ramo agrícola existe pouca mão de obra qualificada, estou desempregado e meu grande objetivo após este curso é arrumar um emprego. Com maior qualificação ficará mais fácil conquistar uma vaga”, afirma um dos alunos, Jaymes Levorato.
Nesta terça-feira (10) terão início mais três cursos: operador de retroescavadeira, manejo de ovinos e operação e manutenção de tratores. A produção artesanal de alimentos, iniciada na terça-feira será encerrada neste dia.

Advertisement
Advertisement